terça-feira, 11 de novembro de 2025

Abriram os Jogos Nacionais da China com os 20 km marcha agendados para o dia de amanhã

Imagens: Su Zhang e M.ZH.Bendibao.
Montagem: O Marchador

A cada 4 anos têm lugar os Jogos Nacionais da China, o maior evento desportivo do país, reunindo este ano cerca de 25.000 atletas e englobando 34 modalidades, repartidas em três locais: na província de Guangdong e aonde terão lugar as provas de atletismo, e nas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau.

O grandioso evento que vai na sua 15ª edição, teve lugar pela primeira vez em 1959, sendo que Pequim sediou as quatro primeiras edições e também a sétima, enquanto Xangai e Guangdong receberam-na por duas vezes cada e Jiangsu, Shandong, Liaoning, Tianjin e Shaanxi uma vez. A fantástica cerimónia de abertura, declarada aberta pelo presidente chinês Xi Jinping e que contou com a presença de Kirsty Coventry (presidente do COI) e de Thomas Bach (presidente honorário vitalício do COI) teve lugar na noite de domingo (9), no Centro Desportivo Olímpico de Guangdong, prolongando-se os Jogos até ao dia 21 do corrente mês.

As provas de marcha atlética, que se realizarão num formato idêntico ao do programa dos Jogos Olímpicos de Paris, terão início amanhã (12/11) com os 20 km masculinos, pelas 7:30 horas, e os 20 km femininos, pelas 9:20 horas, e para o dia 17/11 está reservada a prova de estafeta mista de marcha atlética na distância da Maratona.

Como habitualmente para este género de competições, a Federação Chinesa de Atletismo (CAA) convidou expressamente para as provas da especialidade Juízes Internacionais de Marcha do Painel da World Athletics, enquadrando-se na importância que é dada ao evento.

Deste modo, com uma equipa chefiada por Wang Tak Fung (Kong-Kong), os 8 Juízes Internacionais de Marcha que estarão permanentemente a ajuizar no circuito de provas, são: Frédéric Bianchi (Suíça), Jean-Pierre Dahm (França), Zöe Eastwood-Bryson (Austrália), Echo Yeung (Hong-Kong), Hideo Yamada (Japão), Tomoya Ishii (Japão), Zuzana Malikova Costin (Eslováquia), todos do Painel Gold da WA, e George Shinde (India), do Painel Silver da WA.