![]() |
| Imagens: Escola de Atletismo Moita Tejo. Montagem: O Marchador |
A zona ribeirinha do concelho da Moita vai receber neste sábado (15/11) a segunda edição do Troféu de Marcha Atlética da Vila da Moita, que promete constituir uma excelente jornada de promoção e divulgação da especialidade no nosso país, num distrito, o de Setúbal, que tem grandes tradições na marcha, quer no plano quantitativo, quer no qualitativo, com vários atletas a representar o país em grandes competições internacionais, entre as quais os Jogos Olímpicos através de Isilda Gonçalves ou nos Mundiais e Europeus de Sub-20, nestes com a medalha de ouro conquistada por Sofia Avoila.
Com a meta instalada na Avenida Marginal, a primeira série de partidas terá lugar às 14:00 horas com a prova dos 500 metros destinada aos Benjamins A, seguindo-se, pelas 14:15 horas os os Benjamins B e Desporto Adaptado com 1 km. Às 14:30 horas será dada a partida para os Infantis (Sub-14) que percorrerão duas voltas ao circuito de 1 km, seguindo-se às 14:50 horas os 3 km para os Iniciados (Sub-16) e 25 minutos depois, em igual distância, os Juvenis (Sub-18), todas as provas atrás enunciadas juntando masculinos e femininos. Ás 15:40 horas teremos as provas femininas de Sub-20, Seniores e Veteranos na distância de 5 km e finalmente com o último tiro de partida a ser dado às 16:30 horas, agora para o setor masculino e em igual distância e escalões aos dos femininos, referindo que os Veteranos (a partir dos 35 anos) são divididos, para efeito de estabelecimento da classificação individual, em 8 escalões.
De acordo com o regulamento (art. 11º), haverá prémios individuais e coletivos (5 primeiras equipas da classificação geral) e ainda prémios monetários para a prova absoluta de 5 km num montante que poderá chegar quase aos mil euros, aqui incluindo a possibilidade de serem batidos os recordes da prova (23:08 nos masculinos, 23:39 nos femininos).
A organização é da responsabilidade da Associação Escola de Atletismo Moita Tejo, contando com o apoio da Câmara Municipal da Moita, da Junta de Freguesia da Moita, do INATEL, da Escola Profissional da Moita e do comércio local, estando convidados todos os atletas e seus representantes para o anunciado lanche (será bem mais que isso) após as provas.
Uma coisa é certa. O evento já conta com um número superior de inscrições ao dos números obtidos nos eventos de Santo António dos Cavaleiros/Loures e das Galinheiras e que em si mesmo já eram agradáveis no contexto da especialidade. 173 atletas em representação de 20 clubes e provenientes de 6 distritos. Os mais representativos são o clube organizador, com 39, a Associação Cultural e Recreativa da Mealhada, com 37 e o Grupo Desportivo de São Domingos, com 20.
Paulo Jesus é o principal rosto da Organização que inclui no seu seio uma equipa muito eficiente e profissional. “Este ano vamos ter a presença de dois nomes sobejamente conhecidos na área – João Vieira e Vera Santos, que deram provas de grande valia no contexto da disciplina no panorama mundial, em especial o João que conquistou medalhas em Campeonatos Europeus e Mundiais de Atletismo, o que muito nos honra.”, disse Jesus, acrescentando ainda estar a prova integrada oficialmente no calendário da World Athletics, sendo pontuável (Série F) para o Ranking Europeu e Mundial (da equipa de juízes especialistas de marcha 3 são do nível Gold da WA), especialmente o primeiro que vai estabelecendo ao longo da época o posicionamento dos atletas (máximo de 35 em cada uma das duas provas de marcha) para os Europeus de Atletismo de Birmingham, que terão lugar de 10 a 16 de agosto de 2026, o que, conclui o Paulo Jesus “vem acrescentar prestígio à prova”.
Consulte o regulamento do evento bem como a lista de inscritos fornecida pela organização, a quem agradecemos, informação disponível (temporariamente) na secção «Docs» ao cimo da página do blogue «O Marchador», aqui.
