quarta-feira, 14 de maio de 2025

ERWTCH Poděbrady 2025: Seleção da Ucrânia

Montagem: O Marchador

A Ucrânia vai participar quase na máxima força no Campeonato da Europa de Seleções Marcha a disputar-se no próximo domingo (18 de maio) na cidade checa de Poděbrady, a última de uma série de três edições consecutivas que reúne os melhores atletas da disciplina do continente europeu.

Tradicionalmente, uma das mais fortes seleções europeias na disciplina, a Ucrânia conquistou 16 medalhas coletivas no historial da prova, sendo que 12 delas foram obtidas nas últimas 6 edições.

Os principais nomes desta seleção ucraniana que se apresenta que se apresenta na República Checa com 18 atletas são os de Lyudmila Olyanovska, medalha de bronze nos 20 km marcha dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, em 2015 e que voltaria a ganhar outra medalha de bronze nos Europeus de 2024, e Maryan Zakalnytskyy, que conquistou a medalha de bronze nos 50 km marcha dos Europeus de 2018. Nos homens, referência para o histórico Ivan Banzeruk, que triunfou em 2017, na prova descontinuada de 50 km, realizada também em Poděbrady.

Eis a seleção:

20 km masculinos
Maryan Zakalnytskyy, Mykola Rushchak e Oleksii Polishchuk;

35 km masculinos
Ihor Hlavan; Ivan Banzeruk, Yehor Shelest e Serhii Svitlychnyi;

10 km Sub-20 masculinos
Eduard Muravskyi, Illia Tyshkevych e Roman Horbachov;

20 km femininos
Lyudmila Olyanovska, Mariia Sakharuk, Olena Sobchuk e Valeriya Sholomitska;

35 km femininos
Hanna Shevchuk;

10 km Sub-20 femininos
Daryna Yushchenko, Khrystyna Ponikarchyk e Veronika Tkachuk.

Fonte: EA