![]() |
Imagens: European Athletics/Poděbrady Walking Montagem: O Marchador |
Neste domingo, 18 de maio, Poděbrady, na Chéquia, será palco de mais uma edição - a 16ª, do Campeonato Europeu de Seleções de Marcha, um verdadeiro hino à especialidade que verá muitos dos melhores marchadores mundiais competirem no icónico Parque Lázeňský.
Estão inscritos 184 atletas (104 masculinos e 80 femininos) de 22 países para as 6 provas do evento, com a confirmação final de participação a ter lugar na véspera da competição, o mais tardar até às 14 horas. Espanha e Itália são os países que apresentam o número máximo de atletas possíveis (22), ambicionando, como vem sendo hábito, lugares de destaque em termos individuais e coletivos.
O programa de provas terá início pelas 7:30 horas locais com a partida conjunta dos 35 km masculinos e femininos seguindo-se, às 11:25 horas, os 10 km Sub-20 femininos. Pelas 12:35 horas será dada a partida para as atletas dos 20 km. Ás 14:55 horas será a vez de partirem os participantes na prova dos 10 km Sub-20. O último tiro de partida será dado às 16:00 horas com a realização dos 20 km masculinos.
A equipa dos juízes internacionais nomeada pela European Athletics é chefiada pelo espanhol Luis Saladie, que vai ser igualmente o Juiz-chefe dos Mundiais de Tóquio, e será composta por outros 6 elementos: Eduardo Gonçalves (Portugal), Anne Fröberg (Finlândia), Soma Kovacs (Hungria), Emil Zdravkov (Bulgária), Jackie Mulhall (Irlanda) e Davide Bandieramonte (Itália). Miloslav Lapka e Miroslav Svoboda serão os Assistentes do JC e Jan Lapka, o Operador de Quadros, num sistema de comunicação de dados totalmente eletrónico. O Delegado Técnico indicado pela WA é o eslovaco Martin Skarba.
No Campeonato Europeu de Seleções de Marcha de 2023, também disputado em Podebrady, a Espanha cotou-se, uma vez mais, como a mais forte das seleções presentes, conquistando 4 títulos coletivos (35 km femininos e masculinos e nos 10 km Sub-20 em ambos os sexos), tendo a Itália vencido nos 20 km femininos e masculinos.
Por último, mas não menos importante, há a dizer que as provas terão transmissão em direto no canal de YouTube da European Athletics [aqui] com comentários em língua inglesa a partir das 7:25 horas locais (em Portugal continental menos uma hora), sem restrições no acesso. A avaliar pela transmissão das últimas edições, com várias câmaras colocadas estrategicamente no circuito, constituirá seguramente mais um sucesso.