Paul McGrath e María Pérez em Madrid durante a Final do Camp. Espanha de Clubes - Divisão de Honra. Imagens: fb Luís Maroto e Cornellà Atlètic. Montagem: O Marchador |
No Campeonato de Clubes de Espanha, que teve lugar em Madrid, na Estádio Vallehermoso, nos dias 10 e 11 do corrente mês de junho, María Pérez (Valencia Club Atletismo) e Paul McGrath (Cornellà Atlètic) venceram as respetivas provas de 5.000 metros marcha.
Na prova feminina, María Pérez, de 27 anos, que no passado mês estabeleceu um novo recorde do mundo na distância dos 35 km, voltou a cotar-se em excelente plano ao realizar o tempo de 20:36.31, melhor marca mundial do ano, na principal competição da Liga Iberdrola – Divisão de honra - Final Título.
Pérez, que se classificou na quarta posição dos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Tóquio, baixou em 18.69 segundos a marca de 20:54.90, detida pela australiana Jemima Montag, desde março, em Melbourne. Lidia Sánchez-Puebla (Playas de Castellon), foi segunda com o tempo de 21:55.71, e Alicia Sanchez (Trops-Cueva de Nerja) a terceira com 23:29.19.
Na prova masculina (Liga Joma - Divisão de Honra - Final Título), Paul McGrath obteve o tempo de 19:37.34, com Diego García Carrera (Playas de Castellon) a classificar-se na segunda posição com 19:47.06, e Alvaro Lopez Nunez (Grupompleo Pamplona At) em terceiro com 20:15.78.
Os marchadores desempenharam um papel importante no contributo dado aos seus clubes para que se situassem nas posições cimeiras, no setor masculino com o triunfo do CAICA - Playas de Castellón, que obteve o seu 10.º título consecutivo (desde 2009) igualando a prestação de outro clube histórico do atletismo espanhol, o FC Barcelona, e no setor feminino com a vitória do VCFV - Valencia Club Atletismo.