O cartaz do evento 2023 e imagens da edição de 2022. Imagens: Fb Gran Premio Internacional Cantones de A Coruña Trofeo Sergio Vázquez e IG Álvaro Martín. Montagem: O Marchador |
O Grande Prémio Cantones de La Coruña de Marcha Atlética “Troféu Sergio Vázquez” em marcha atlética, que consta do restrito grupo de competições GOLD da World Athletics Race Walking Tour, vai ter lugar no dia de amanhã (3/6) e será certamente uma das mais importantes competições do ano na distância de 20 km marcha, reunindo a presença de vários dos melhores marchadores do mundo.
A espanhola María Peréz será uma das grandes atrações do evento, ela que recentemente, no Campeonato Europeu de Seleções de Marcha, estabeleceu um novo recorde mundial nos 35 km marcha e é a líder mundial do ano nos 20 km com a marca de 1:25:30, estabelecida em março nos Campeonatos de Espanha.
María Peréz que no ano passado passou por dificuldades, nomeadamente de ordem técnica que lhe valeram desclassificações nos principais eventos internacionais, parece ter revertido a situação depois de um árduo trabalho naquela vertente, a avaliar pela sua prestação em Podebrady, havendo apenas a dúvida em saber como estará nos seus índices físicos após o esforço empreendido há apenas 13 dias.
Mas há, ainda no setor feminino, grandes nomes da marcha atlética mundial a ter em conta, casos, entre outros, da recordista mundial, a chinesa Jiayu Yang, que recentemente triunfou nos 10 km de Madrid, acompanhada pelas suas compatriotas Shijie Qieyang, vitoriosa no ano passado, Hong Liu e Liujing Yang, nomes sobejamente conhecidos no panorama mundial, nomeadamente, Kimberly García (Peru), Glenda Morejón (Equador) e Alegna González (México).
Para a prova masculina, há que ter em consideração a presença do líder mundial do ano na distância, Jun Zhang (1:17:38) que integrará uma fortíssima seleção chinesa com mais quatro atletas abaixo da casa da uma hora e vinte minutos, bem como dos japoneses Yuta Koja e Yutaro Murayama sem esquecer a esquadra espanhola liderada por Álvaro Martín, o vencedor em 2022, e que inclui nomes como Miguel Ángel López, Diego García, Alberto Amezcua e Paul Mc Grath.
Mas, atenção à dupla de marchadores equatorianos Brian Pintado e Daniel Hurtado, o primeiro a vencer há quatro semanas em Rio Maior com um recorde pessoal de 1:19:05, enquanto o segundo triunfou em Taicang, em abril, com 1:18:45, e ao brasileiro Caio Bonfim, que tem manifestado uma muito boa consistência, quase sempre em lugares de pódio (1.º ou 2.º em cinco eventos) em competições realizadas em solo europeu.
Serão 199 atletas (115 masculinos e 84 femininos) que tomarão parte no evento em representação de 25 países, uma prova que vem sendo realizada há 35 anos e que prestigia enormemente a especialidade e que a World Athletics distinguiu com a Placa de Património Mundial do Atletismo, atribuída pelo seu presidente, Sebastian Coe.
Como vem sendo habitual, são vários os marchadores portugueses que estão inscritos para participar no evento, em particular os atletas com créditos firmados, no setor masculino, o sportinguista João Vieira, e no feminino, a riomaiorense Inês Henriques.
O bem conhecido Maurizio Damilano (campeão olímpico em Moscovo 1980) é o Delegado Técnico do evento, nomeado pela World Athletics, numa prova que contará com a atuação dos juízes internacionais de marcha Luis Saladie (Espanha), o juiz-chefe, Mara Baleani (Itália), Frédéric Bianchi (Suíça), Jean-Pierre Dahm (França), José Ganso (Portugal), Dolores Rojas (Espanha) e Martín Skarba (Eslováquia) com as funções de Secretário da responsabilidade de Guillermo Sandino Leiria (Espanha).
Os 20 km marcha femininos terão início pelas 17:00 horas locais (menos uma em Portugal continental) e os 20 km masculinos às 19:00 horas locais, tudo apontando para um grande espetáculo desportivo, transmitido via streaming [aqui], com comentários técnicos a cargo da antiga marchadora internacional espanhola, Júlia Takács.
Fonte: World Athletics