Marco de Luca. Fotos: Colombo FIDAL, IG Marco de Luca e Lintao Zhang/Getty Images Montagem: O Marchador |
Nascido em Roma, a 12 de maio de 1981, o popular e cordial marchador italiano Marco De Luca anunciou o final da sua carreira desportiva, enquanto atleta de alta competição, depois de mais de vinte anos de dedicação absoluta à especialidade, atingindo posições de destaque no plano internacional, principalmente, no período compreendido entre 2006 a 2017.
Com mais de três dezenas de internacionalizações, De Luca, especialista nos 50 km marcha, participou nos Jogos Olímpicos de Pequim, Londres, Rio de Janeiro e Tóquio, sempre na sua disciplina favorita.
Lançou-se na especialidade com o apoio técnico de Daniela Ricciutelli e da malograda Cristiana Pellino, mas foi sob orientação técnica de Patrizio Parcesepe, este mesmo que recentemente conduziu Palmisano e Stano à glória olímpica, coincidindo com a sua filiação no Fiamme Gialle, em 2001, que De Luca se afirmou na alta roda do atletismo internacional passando, em 2016, a ser orientado por Giovanni De Benedictis, um dos nomes mais sonantes da marcha atlética italiana nos anos noventa.
As suas mais relevantes prestações no plano internacional ocorreram quando na cidade algarvia de Olhão, em 2011, participando nos 50 km da Taça da Europa de Marcha, conquistava a medalha de bronze, mais tarde substituída pela de prata, por via da desclassificação por doping de um atleta russo. Em 2015, ainda numa Taça da Europa de Marcha, em Múrcia (Espanha), ganhava a medalha de ouro e, um ano depois, na sua própria terra natal (Roma), nos Campeonatos Mundiais de Nações, conquistava a medalha de bronze, contribuindo decisivamente para o título mundial do seu país nos 50 km marcha.
Os seus recordes pessoais nas principais distâncias da especialidade foram alcançados no ano de 2016, os 20 km em Rio Maior, a 9 de abril, aquando da realização do 25º Grande Prémio Internacional, no qual foi quarto classificado com o tempo de 1:22:01, e os 50 km em Roma, a 8 de maio de 2016, com o tempo de 3:44:47, nos já referidos Mundiais de Nações.
Ao nosso amigo Marco de Luca os votos de felicidades!