A homenagem a García Bragado. Fotos: Nacho Casares/COE Montagem: O Marchador |
Jesús Ángel García Bragado, o único atleta do mundo na modalidade do atletismo a marcar presença em oito edições dos Jogos Olímpicos e que muito recentemente anunciou o fim da sua carreira desportiva, foi homenageado pela JOMA, a sua marca patrocinadora, na sede do Comité Olímpico de Espanha.
Na homenagem ao famoso atleta, podólogo de profissão e futuro treinador, a que se associaram a Real Federação Espanhola de Atletismo e o próprio COE, o marchador madrileno, que completará 52 primaveras no próximo dia 17 do corrente mês, declarou sentir-se um verdadeiro privilegiado, prometendo devolver ao desporto tudo o que este lhe deu. “Irei à busca de talentos entre os jovens, proporcionando-lhes algo de bom que a vida ainda não lhes tenha dado”. Tem um sonho: que possa assistir à obtenção de um título ou de uma medalha olímpica nos atletas que irá treinar.
García Bragado, campeão mundial em Estugarda’1983 e vice-campeão em Atenas’1997, Edmonton’2001 e Berlim’2009, foi internacional por 57 vezes, ganhando 33 medalhas nas mais importantes competições e participando em 82 provas de 50 km marcha, das quais concluiu em 67 delas.
Alejandro Blanco, presidente do COE intitulou Bragado de “uma lenda do desporto espanhol” que terá sempre de ser ouvido em decisões importantes. È uma referência social que perdurará por várias gerações, concluiu.
Raúl Chapado, presidente da Federação de Atletismo de Espanha, no seu discurso, recheado de palavras elogiosas, lamentou que Bragado não tenha chegado a uma medalha olímpica (em Pequim 2008 esteve muito próximo, classificando-se na quarta posição, atrás do italiano Schwazer, do australiano Tallent e do russo Nizhegorodov), medalha essa que terá sido usurpada de forma batoteira por algum deles que ”todos nós sabemos de quem se trata, mas é uma pena que não possamos demonstrá-lo”.
Fonte: MARCA