Dobromir Karamarinov. Foto: Associação Europeia de Atletismo |
O búlgaro Dobromir Karamarinov foi eleito presidente da Associação Europeia de Atletismo, em eleição que ocorreu durante a manhã de ontem, por ocasião do 27.º Congresso da AE que teve lugar na cidade suíça de Lausanne.
Karamarinov, de 63 anos de idade, foi o único candidato à presidência, cargo que ocupava interinamente desde março do corrente ano, quando o norueguês Svein Arne Hansen, o anterior presidente adoeceu, vindo a falecer em junho de 2020.
É o 6.º Presidente do principal organismo europeu da modalidade, após Adriaan Paulen (1970-1976), Arthur Gold (1976-1987), Carl-Olaf Homen (1987-1999), Hansjorg Wirz (1999-2015) e Svein Arne Hansen (2015-2020).
Karamarinov agradeceu o apoio dos congressistas, membros de federações nacionais, e a confiança nele depositada. “É para mim uma grande honra ser eleito presidente e continuar a servir o atletismo europeu. Vou dar o meu melhor para retribuir a confiança em mim depositada”, referiu o presidente eleito no discurso de aceitação.
O presidente da AE foi treinador de atletismo e possui uma Pós-Graduação em Gestão do Desporto sendo atualmente o presidente da Federação de Atletismo da Bulgária e da Associação das Federações de Atletismo dos Países Balcãs.
Fonte: Associação Europeia de Atletismo