quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Munique acolherá os Campeonatos da Europa de 2022

Fotos: INPHO, Wiki Voyage e Modlar. Montagem: O Marchador

A Associação Europeia de Atletismo anunciou que Munique será a sede dos Campeonatos da Europa de 2022, enquadrados no conjunto de outros desportos, nomeadamente o ciclismo, a ginástica, o golfe, o triatlo e o remo, atividades que decorrerão entre 11 de agosto (uma terça-feira) e 21 do mesmo mês (um domingo), no Parque Olímpico de Munique.

A vigésima sexta edição dos campeonatos voltarão a ter provas de marcha (em 2020, na edição de Paris, não haverá provas da especialidade) recordando aqui que na primeira edição do evento, em 1934 (Turim) o programa contemplou a prova dos 50 km marcha masculinos, então vencida pelo letão Janis Dalins que já se evidenciara nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932, ao consagrar-se como o primeiro atleta da Letónia a conquistar uma medalha olímpica, no caso, a medalha de prata também na distância dos 50 km marcha.

O evento de Munique marcará ainda o 50.º aniversário dos Jogos Olímpicos de 1972, que tiveram lugar naquela cidade com os triunfos nas provas de marcha dos alemães Peter Frenkel (RDA), nos 20 km, e Bernd Kannenberg (RFA), nos 50 km.

Recorde-se que a cidade já acolhera os Europeus em 2002, que tiveram a participação de sete marchadores portugueses: Augusto Cardoso, João Vieira, Jorge Costa, Pedro Martins, Inês Henriques, Susana Feitor e Vera Santos, em provas que foram ganhas por Francisco Fernández (Espanha) e Olimpiada Ivanova (Rússia), nos 20 km, e Robert Korzeniowski (Polónia), nos 50 km.

Entretanto, o Conselho da Associação Europeia de Atletismo decidiu atribuir a Israel a realização da 4.ª edição dos Campeonatos Europeus de Sub-18, que terão lugar na cidade de Jerusalém, no ano de 2022. A primeira edição, em 2016, teve lugar em Györ (Hungria), a segunda em Tbilisi (Geórgia), em 2018, e a próxima será disputada em Rieti (Itália), no próximo ano, de 16 a 19 de julho.