quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Glenda Morejón candidata da IAAF ao Prémio “Revelação do Ano”

A sub-20 Glenda Morejón, do Equador.
Foto: Expectativa. Montagem: O Marchador

A Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) anunciou no domingo que a jovem marchadora equatoriana, Glenda Morejón, é uma das cinco candidatas ao prémio feminino de Revelação Mundial do Ano 2019, galardão que será entregue à vencedora, a anunciar por ocasião da Gala da IAAF, que terá lugar no Mónaco, a 23 do corrente mês de novembro.

A atleta equatoriana, de apenas 19 anos de idade, que recentemente mudou-se para Cuenca, terra de nascimento do famoso marchador Jefferson Pérez, com os propósitos de passar a ser orientada tecnicamente por Andrés Chocho (treinador da sua mulher, Erica Sena, entre outros) e com os objetivos colocados nos Jogos Olímpicos de 2020.

Morejón começou a evidenciar-se no plano internacional com o triunfo nos mundiais Sub-18, em Nairobi, no Quénia, na derradeira edição deste evento, no ano de 2017. No ano seguinte, nos mundiais Sub-20, em Tampere, na Finlândia, conquistou a medalha de bronze mas foi este ano, ainda júnior, que atingiu o patamar de maior relevância.

Este ano, na Corunha, por ocasião do Grande Prémio dos Cantones, evento integrado no Challenge Mundial da IAAF, venceu surpreendentemente a prova dos 20 km marcha, em estreia na distância, com uma marca de 1:25:29, melhor prestação mundial de todos os tempos na categoria Sub-20 e recorde sul-americano absoluto e da categoria.

Com Glenda Morejón estão também nomeadas para Revelação de 2019 a jamaicana Britany Anderson (recordista mundial Sub-20 nos 110 m barreiras), a etíope Lemlem Hailu (leader Sub-20 nos 1.500m), a ucraniana Yaroslava Mahuchikh (recordista mundial Sub-20 e medalha de prata em Doha, no Salto em Altura) e a norte-americana Sha’Carri Richardson (recordista mundial Sub-20 nos 100m).