domingo, 28 de abril de 2019

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com horário definido para o atletismo

Fotos: O Marchador e AFP/Getty Images

A XXXIII edição dos Jogos Olímpicos de Verão vai ter lugar em Tóquio, no próximo ano com o atletismo a conhecer o programa das competições que se iniciarão precisamente com a prova dos 20 km marcha femininos, agendada para o dia 31 de julho, uma quinta-feira, pelas 6:00 horas da manhã, a primeira final do evento, encerrando no dia 10 de agosto (domingo) com a realização da maratona masculina, também com o tiro de partida a ser dado pelas 6:00 horas.

No que respeita ainda à marcha atlética, a final dos 20 km femininos terá lugar pelas 6:00 horas da manhã do dia 8 de agosto (sexta-feira) e a dos 50 km masculinos na madrugada do dia 9 (sábado), pelas 05:30 horas. Os horários das provas, de uma forma geral realizadas em diferentes períodos horários de anteriores Jogos Olímpicos, têm por objetivo proporcionar, essencialmente, as mais razoáveis condições atmosféricas para os atletas, evitando os picos de maior calor. Por outro lado, haverá a vantagem dos fans da disciplina, espalhados por todo o mundo, de poderem seguir as provas num bom horário atendendo à diferença horária entre Portugal e o Japão, atualmente de 8 horas

Todas as provas de marcha terminarão em frente ao Palácio Imperial de Tóquio, no coração da cidade, a cerca de dez minutos da Tokyo Station, repleto de lindos jardins com centenas de pequenos pinheiros cultivados com a técnica do Bonsai e lagos repletos de cisnes.

Se há provas onde os japoneses depositam muitas esperanças na obtenção de medalhas são nas de marcha, especialmente nos 20 km masculinos onde nas listas anuais deste ano a supremacia nipónica é esmagadora com as seis primeiras posições ocupadas por atletas japoneses.

Os Jogos Olímpicos decorrerão entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020 e é a segunda vez na história do evento que Tóquio acolhe a competição, o que aconteceu com apenas mais quatro cidades: Atenas, Paris, Londres e Los Angeles.