sexta-feira, 5 de abril de 2019

Elite mundial da Marcha em Rio Maior

Montagem: O Marchador

O Grande Prémio Internacional de Marcha de Rio Maior, cuja 28.ª edição se realiza amanhã, é este ano a primeira prova da série principal do Challenge da IAAF e reunirá vários dos melhores atletas mundiais da especialidade dos 20 km.

No mais importante evento anual de marcha que se realiza em Portugal, o lote de inscritos é, na sua globalidade, um dos melhores de todas as edições já realizadas, com 11 atletas no setor masculino detentores de marcas abaixo da uma hora e vinte minutos, e 9 no setor feminino possuidoras de tempos inferiores a uma hora e trinta minutos.

Na prova masculina (49 participantes) ressaltam os nomes do japonês Eiki Takahashi, que em fevereiro deste ano, em Kobe, ganhou os campeonatos do seu país com o tempo de 1:18:00 (sexta melhor marca mundial do ano numa lista onde os cinco primeiros são também japoneses), do chinês Zelin Cai, medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e que realizou em março último a marca de 1:19:36 (recorde pessoal de 1:18:47), do seu colega de treinos na seleção chinesa, Rui Wang, com um recorde pessoal de 1:19:23, do colombiano Éider Arévalo, campeão mundial em título, com um recorde pessoal de 1:18:53, e do recordista brasileiro Caio Bonfim, medalha de bronze nos últimos mundiais. Contudo, há que ter em conta, no contexto da luta pelas medalhas, da armada espanhola comandada por Álvaro Martín (campeão europeu) e Diego García (medalha de prata nos europeus de Berlim e vencedor da edição de 2018), do equatoriano Andrés Chocho, campeão sul-americano, e do melhor britânico da atualidade, Tom Bosworth. João Vieira, o recordista português na distância, que recentemente viu ser-lhe atribuída a sua segunda medalha de bronze em campeonatos mundiais de atletismo, é outra das prestigiantes figuras presentes no evento rio-maiorense.

Na prova feminina (27 participantes) há a assinalar o regresso à competição de Inês Henriques, menina querida das gentes de Rio Maior, campeã europeia e mundial dos 50 km marcha e recordista continental nesta distância e que, a par de Ana Cabecinha, recordista nacional dos 20 km, são, hoje em dia, as duas melhores portuguesas da atualidade.

Aqui, também, o nível é elevado com o favoritismo a pender claramente para a chinesa Qieyang Shijie, vencedora no ano passado e em 2016, vice-campeã olímpica em Londres’2012 e que se encontra num ótimo momento de forma como o comprova a marca de 1:25:37 obtida em Huangshan, a 10 de março, somente a 11 segundos do seu recorde pessoal, marca essa que lhe confere a posição cimeira no ranking mundial do ano. Evidentemente se se descontar o tempo de 1:24:31 obtido pela russa Lashmanova em Sochi e cujo país está suspenso de participar em eventos internacionais e mesmo que se realizem competições no seu território, como foi o caso, impedido de aceder à presença de juízes internacionais. Outras atletas com ambições para lugares de pódio são a chinesa Na Wang, a brasileira Érica de Sena, a colombiana Sandra Arenas, a ucraniana Inna Kashina e o trio espanhol formado por Julia Takacs, Raquel Gonzalez e Laura Garcia-Caro.

O início dos 20 km femininos vai ter lugar às 17:30 horas, partindo à mesma hora as participantes na prova de 10 km Sub-20 e saindo, 12 minutos depois, o grupo masculino. A anteceder as provas internacionais, realizam-se, a partir das 15:30, provas, provas de promoção destinadas a todos os escalões etários. O rio-maiorense Sérgio Vieira, atleta olímpico que deu por terminada a sua carreira, será homenageado pela Organização, a cargo da Câmara Municipal de Rio Maior, da Desmor EM, SA e do Clube de Natação de Rio Maior.