sábado, 20 de abril de 2019

Copa Panamericana e Challenge Mundial em Lázaro Cárdenas, México

O evento internacional de marcha em Lázaro Cárdenas, México.

Neste fim de semana, na cidade portuária de Lázaro Cárdenas, no estado mexicano de Michoacán, assistir-se-á a um importantíssimo evento mundial de marcha atlética com a realização da Taça Pan-americana de Marcha e da segunda etapa da série principal do Challenge Mundial de Marcha, numa organização do Município de Lázaro Cárdenas, nas distâncias de 10 km (Sub-20) e de 20 e 50 km em ambos os sexos.

Os melhores atletas do continente americano, em que se incluem medalhados mundiais e olímpicos em representação de países com muita tradição na especialidade, terão presença assegurada. Atletas de 20 países dos 5 continentes são esperados em Lázaro Cárdenas, com as provas a serem disputadas no centro da cidade, num circuito de 2 quilómetros, no sábado (20), pelas 8:00 horas locais com a partida dos 10 km Sub-20 masculinos, seguindo-se os 20 km femininos, às 09:15 horas com a participação de Ana Cabecinha, a única atleta portuguesa presente no evento, os 10 km Sub-20 femininos às 17:00 horas, terminando a sessão vespertina com 20 km masculinos. No domingo (21), pelas 8:00 horas será dado o tiro de partida para os participantes nos 50 km.

A classificação do Challenge Mundial de Marcha é liderada, no setor masculino, por Eider Arévalo (Colômbia), com 16 pontos, seguido de Caio Bomfim (Brasil), com 13, e Diego García (Espanha), com 10 e, no setor feminino, por Sandra Arenas (Colômbia), com 14 pontos, seguida de Shijie Qieyang (China) com 12, e Inna Kashyna (Ucrânia), com 10.