sábado, 3 de fevereiro de 2018

Campeonatos Nacionais de Marcha (20 km/…) em Quarteira, este domingo

Parte do cartaz do evento com uma foto do GP Olhão de 2014.
Pela quarta vez em 33 anos de história de Campeonatos Nacionais de Marcha (estrada) o evento vai ter lugar no Algarve com a presença dos melhores especialistas portugueses, justa distinção para uma das regiões portuguesas que mais têm feito pelo desenvolvimento da marcha atlética, tanto na vertente quantitativa como, também, no plano qualitativo.

E aqui, nesta última vertente, e em referência aos marchadores algarvios que mais se notabilizaram na especialidade, um denominador comum para atletas do Município de Olhão, que em 2011 recebeu o primeiro e único grande evento internacional da especialidade realizado em território português: a Taça da Europa de Marcha.

Primeiro, com Hélder Oliveira, que brilhou na década de oitenta, tendo representado o país nos Jogos Olímpicos de Seul (1988), e que continua a trabalhar na esfera desportiva onde exerce a atividade profissional na divisão de desporto do Município de Olhão.

Depois, com Jorge Costa, campeão de Portugal na distância olímpica dos 50 km marcha em 2007 e 2011, olímpico em Atenas 2004 e atualmente um dos membros da equipa técnica de Paulo Murta no Clube Oriental de Pechão.

Agora, com Ana Cabecinha, detentora do título nacional dos 20 km marcha e que é a principal favorita à conquista da sexta medalha dourada nesta competição (13 títulos nacionais, no total). Também possui o recorde dos campeonatos: 1:29:27, tempo obtido na edição de 2015 (Rio Maior). Esteve nos Jogos Olímpicos de 2008 (Pequim) onde alcançou o recorde nacional (1:27:46), que ainda vigora, nos de 2012 (Londres) e em 2016 (Rio de Janeiro), com a melhor série de resultados alguma vez obtida por marchadores portugueses em olimpíadas.

As provas serão disputadas num circuito (em piso asfaltado) de 1.000 metros, junto ao Estádio Municipal de Quarteira, e terão início às 09h00, com a realização das competições femininas de 20 km (seniores), 10 km (juniores) e 5 km (juvenis e veteranas). A série seguinte de partidas, uma hora e quinze minutos depois, inclui as provas masculinas de 20 km (seniores) e 10 km (juvenis, juniores e veteranos). Pelas 11h20 será a vez de partirem as atletas infantis (3 km) e iniciadas (4 km), estando marcado o último tiro para as 11h40 quando saírem os participantes nas provas masculinas de infantis (3 km) e iniciados (4 km), competições inseridas no Torneio Nacional Marchador Jovem.

A organização da competição é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo do Algarve e contará com a presença de juízes de marcha internacionais e do principal painel nacional de especialistas, com a implementação do sistema do "Pit Lane".

A nosso ver, teria sido positivo, pelo menos em favor de uma eventual maior cobertura mediática, que o evento pudesse ter sido calendarizado para a tarde de sábado (foram muitos os campeonatos realizados a este dia) evitando coincidir com o agendamento, no mesmo dia, de outro importante acontecimento desportivo nacional e em que a própria FPA é entidade organizadora - a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, em Mira.

Por outro lado, não se compreende que estes campeonatos tenham sido agendados apenas 4 semanas depois dos campeonatos de 35 km e 50 km de Porto de Mós (7 Jan.), com evidente prejuízo para os atletas que nele participaram e concluíram as provas, em particular os de 50 km.

211 atletas estão inscritos para os 34.os Campeonatos Nacionais de Marcha (135 nos juvenis, juniores, seniores e veteranos), e para o Torneio Nacional Marchador Jovem (76 atletas), evento este destinado aos escalões de infantis e iniciados e que este ano a FPA decidiu homenagear a campeã algarvia Ana Cabecinha, associando o seu nome à prova, em reconhecimento do seu brilhante trajeto nacional e internacional em prol do atletismo português. Os benjamins “A” e “B” (42 inscritos) terão 500 metros de «demonstração», sem classificação oficial.

A lista de inscritos, que não está disponível no «site» da Federação Portuguesa de Atletismo, pode, contudo, ser consultada na página da Associação de Atletismo do Algarve, aqui.