sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Campeonatos da Índia terão lugar neste fim-de-semana em Nova Deli

Foto: Federação de Atletismo da Índia.
Montagem: O Marchador
Os quintos Campeonatos Nacionais da Índia de Marcha Atlética, em estrada (abertos) vão ter lugar este ano em Nova Deli, capital do país, abrangendo as distâncias olímpicas de 50 km masculinos e 20 km masculinos e femininos, que se realizarão no domingo (18), enquanto as provas para juniores (Sub-20) serão disputadas no sábado (17), na distância de 10 km.

As provas dos 20 km marcha determinarão a seleção que representará o país nos Jogos da Commonwealth Games (Austrália), que terão lugar de 4 a 15 de abril (mínimos de 1:22:00 nos homens e de 1:35:00 nas mulheres) e nos Campeonatos da Ásia de Marcha Atlética (mínimos de 1:22:00 nos homens e de 1:34:54 nas mulheres), estes agendados para 18 de março e, como tem sido usual desde há alguns anos, marcados para a cidade japonesa de Nomi.

Estão inscritos oito dezenas de atletas, número muito animador para um país que se vai impondo na especialidade em alguns dos principais eventos mundiais e com resultados técnicos de boa valia internacional, principalmente no setor masculino. Irfan Kolothum Thodi e Devender Singh dividem o recorde nacional na distância de 20 km com a marca de 1:20:21, o primeiro tendo-a obtido nos Jogos Olímpicos de Londres, a 4 de agosto de 2012, e o segundo nos Campeonatos da Ásia, em Nomi, a 20 de março de 2016.

“Um dos objetivos a que nos propomos alcançar nestes campeonatos é a deteção de talentos. E parece-me que a edição deste ano pode dar-nos essa possibilidade. Felizmente que o evento deste ano terá lugar antes da realização dos principais campeonatos internacionais”, declarou CK Valson, Secretário-Geral da Federação de Atletismo da Índia.

E a aposta é, de facto, forte, contando o evento com o apoio económico de grandes empresas. Sabe-se que para a edição deste ano a organização convidou vários juízes internacionais de marcha dos painéis da IAAF, entre os quais se contam alguns juízes portugueses.