terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Lashmanova e Shirobokov vencem campeonatos de Inverno da Mordóvia

Lashmanova em foto de arquivo dos campeonatos em Saransk em
Dezembro de 2014. Foto: Mordovia Athletics
Montagem: O Marchador
Embora o futuro da marcha na Rússia esteja ainda incerto, estando em causa a participação em provas internacionais, os atletas continuam a treinar e a participar em provas em território nacional, tendo sido divulgada, há pouco dias, uma lista de marchadores que, logo que possível, irão representar o país, muitos deles já com penas cumpridas por dopagem.

Agora, logo no primeiro dia de 2017, os meios de comunicação russos, anunciaram a vitória da campeã olímpica de Londres-2012, Elena Lashmanova, nos campeonatos abertos de Inverno da Mordóvia, realizados na pista coberta de Saransk, obtendo 20.15,6 na prova de 5.000 metros marcha, evento que marcou mais uma homenagem ao olímpico, já falecido, German Skurygin, e que teve a participação de vários atletas de renome mundial, pela positiva e negativa.

A prova feminina teve como segunda classificada Ekaterina Medvedeva, que registou 20.23,2, e terceira Sofia Brodackaya, com 20.48,9.

No sector masculino, em prova de igual distância, venceu Sergey Shirobokov, com 19.00,4, seguido de Nikolay Markov, com 19.26.8, e de Timofey Parkajev, com 19.35,5.

É caso para recordar que Elena Lashmanova, suspensa por 2 anos até 25 de Fevereiro de 2016, participou de forma aparentemente anti-regulamentar nos Campeonatos de Marcha Atlética da República da Mordóvia em pista coberta, disputados no dia 30 de Dezembro de 2014 (foto acima), um caso que parece agora encerrado (!) e que causou grande impacto entre atletas e jornalistas de vários países.

Entretanto, os atletas russos continuam à espera de um regresso às grandes competições internacionais. Caso venha a existir «luz verde» para a Taça da Europa de Marcha de Podebrady (Maio), a equipa nacional será escolhida com base nos resultados dos próximos Campeonatos da Rússia de Marcha em Estrada, de Inverno, evento a ter lugar em Sochi, a 18 e 19 de Fevereiro.

Colaboração: Kristina Saltanovic