sábado, 21 de janeiro de 2017

Grande Prémio de Pechão acolhe Campeonatos do Algarve

O Clube Oriental de Pechão realiza amanhã (domingo) a 10.ª edição do Grande Prémio de Marcha Atlética de Pechão numa organização que junta ainda a disputa do Campeonato Regional de Marcha e que tem a parceria da Associação de Atletismo do Algarve, do Município de Olhão e da Junta de Freguesia de Pechão. As provas integrarão, ainda, o 4.º Troféu “Ana Cabecinha”.

O percurso das competições, destinadas a todos os escalões etários, em distâncias que variam os 500 e os 5.000 metros, está traçado na Rua 25 de Abril daquela vila de Pechão, num perímetro de 500 metros e contará, naturalmente, com a participação de Ana Cabecinha, a grande estrela da equipa organizadora.

A jornada de marcha tem início às 10h30 com as provas de 2 km para Infantis (masculinos e femininos), prosseguindo, pelas 10h45 com os 4 km Iniciados (ambos os sexos), e às 11h10 com a prova de 5 km destinada a Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos masculinos. Às 11:45 será a vez do setor feminino (Juvenis a Veteranas), também na distância de 5 km, terminando a sessão com os Benjamins B (1 km), às 12h20, e os Benjamins A (500 m), às 12h30.

Três notas a merecer especial destaque: o mérito da iniciativa em si mesma, levada a efeito pelo Clube Oriental de Pechão, uma das agremiações mais vibrantes do país na área da marcha atlética, e que tem em Paulo Murta o seu principal impulsionador; o extraordinário impulso dado por Hélder Bacalhau à frente do Clube de Atletismo de Tunes, que apresenta o maior número de inscritos (61) para a competição, ele mesmo, um dos participantes no evento; e a presença, sempre constante, de Jorge Costa (campeão nacional dos 50 km marcha em 2007 e 2011 e atleta olímpico), outra das grandes referências da marcha atlética portuguesa e do atletismo algarvio.