sábado, 31 de outubro de 2015

Futuras estrelas chinesas brilham nos Jogos da Juventude

As provas masculina e feminina foram muito participadas e ajuizadas
pelo português Joaquim Graça. Fotos: facebook JM Han
Montagem: O Marchador
Os Jogos Nacionais da Juventude da China, uma versão doméstica dos Jogos Olímpicos da Juventude, tiveram lugar de 18 a 27 de outubro, em Fuzhou, capital da província de Fujian, com o atletismo reservado para os últimos dias de competição. O evento envolveu a participação de 7,959 jovens atletas de todas as províncias chinesas e a colaboração de 33,000 voluntários e profissionais.

Muitos milhares de flores de jasmim (a cidade produz em elevado número) embelezaram as ruas da cidade e as cerimónias de abertura e de encerramento que decorreram em ambiente de grande apoteose.

A registar, nos Jogos Nacionais da Juventude da China, para além do elevado número de atletas participantes nas duas provas de 10.000 m marcha - 65 masculinos e 69 femininos -, o facto de, na prova masculina, todos os atletas classificados terem obtido marcas abaixo de 50 minutos.

Também de muito boa nota a ampla assistência presente nas bancadas do imponente estádio onde teve lugar a competição de atletismo destes Jogos, que deverão ter periodicidade quadrienal. Não havendo outras provas a decorrerem na altura em que os marchadores evoluíam em pista, superou largamente o milhar a quantidade de espectadores que, numa solarenga manhã de sábado, tiveram o ensejo de seguir o esforço daqueles atletas."

As competições, reservadas aos escalões de juvenis mas, igualmente, contando com a participação de atletas juniores, destinaram-se a estabelecer uma classificação colectiva baseada na participação de cidades representativas das várias províncias chinesas, previamente escolhidas em eliminatórias locais. No caso das provas de marcha realizadas em pista, as equipas eram constituídas por cinco atletas contando para a classificação colectiva os três primeiros chegados á meta.

Na prova masculina, Jin Xiangqian venceu com o tempo de 40.50,00, seguido de Zhang Jun, com 41.07,02, e de Zhu Guowen, com 41.36,98. A cidade de Qujing, da província de Yunnan Province, foi a vencedora. Na prova feminina, o triunfo sorriu a Yang Juayu, com 46.01,71, o segundo lugar foi para Zhao Wenli, com 46.07,14, e a terceira posição para Ji Yefang, com 46.10,09. A cidade de HuHeHaoTe, da região autónoma da Mongolia, venceu no sector feminino.

De muito expressivo significado no contexto internacional da arbitragem portuguesa, a participação de dois juízes internacionais, por sinal, em competições realizadas em países que se situam no "top 10" mundial das mais cotadas na marcha atlética, a China e o Japão. Joaquim Graça, nos primeiros Jogos nacionais da Juventude, em Fuzhou, e José Dias, na 54.ª edição dos campeonatos japoneses, em Takahata. Ambos atuaram neste fim-de-semana, a convite das respetivas federações nacionais, prestigiando o setor do ajuizamento do atletismo em Portugal. A registar...

Colaboração: Joaquim Graça