quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Alembekova e Sokolova entre seis novos suspensos na Rússia

Sokolova e Alembekova estiveram envolvidas na farsa dos
campeonatos de Inverno da Mordóvia com participação de atletas
suspensos. Fotos: Alamy e Ministério do Desporto da Mordóvia
Montagem: O Marchador
A campeã europeia Elmira Alembekova e a ex-campeã mundial de juniores Vera Sokolova são duas das atletas cuja suspensão por dopagem foi tornada pública esta segunda-feira na imprensa russa, que adianta um total de seis marchadores suspensos desde Junho passado. A lista, divulgada pelo jornal moscovita «Sport Express», inclui ainda os nomes de Mikhail Ryzhov (vice-campeão mundial dos 50 km em Moscovo-2013), Ivan Noskov (3.º nos 50 km dos europeus de Zurique-2014), Denis Strelkov (3.º nos 20 km dos europeus de Zurique-2014) e Stanislav Emelyanov, campeão europeu dos 20 km em Barcelona-2010 e que entretanto cumpriu suspensão por quatro anos, devido a dopagem.

No entanto, Stanislav Emelyanov, que corre o risco de irradicação do desporto em caso de novo controlo positivo, terá requerido a contra-análise e, segundo a mesma publicação, a amostra B terá dado resultado negativo. Esta é uma situação muito invulgar, com uma probabilidade de acontecer uma vez em vinte mil análises.

No dia seguinte ao anúncio das suspensões, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (AIFA) confirmou as suspensões preventivas à agência noticiosa Associated Press, adiantando que os atletas estão impedidos de tomar parte em competições até decisão final da Federação Russa de Atletismo (FRA). No entanto, o porta-voz da AIFA escusou-se a tecer comentários sobre os resultados da contra-análise requerida por Emelyanov. Restará saber se a decisão do ex-campeão europeu se fundamentou na confiança quanto aos seus comportamentos ou se achou que nada tinha a perder, atendendo a que a alternativa seria a suspensão perpétua.

Logo na segunda-feira, a agência russa TASS divulgou uma declaração de Vladimir Kireev, ministro do Desporto da Mordóvia, esclarecendo que o resultado negativo da análise da amostra B não estava confirmado por documentos oficiais. «O nosso representante esteve presente na abertura da amostra B, mas até ao momento temos apenas informações não oficiais do resultado negativo. Documentos que o comprovem, ainda não temos», afirmou.

A suspensão dos seis atletas resultou de uma acção de controlo fora de competição levada a cabo em Saransk no mês de Junho, facto que terá estado na origem da decisão da federação russa de retirar quase todos os marchadores da comitiva para os mundiais de atletismo de Pequim de Agosto passado. Num primeiro momento, apenas Aleksander Yargunkin foi mantido na selecção da Rússia, mas acabaria também ele afastado dos campeonatos do mundo, por decisão da Agência Russa Antidopagem, que suspendeu preventivamente o atleta até à conclusão da investigação correspondente.

Entretanto, a AIFA mantém a investigação sobre denúncias de que outros marchadores russos continuaram a competir durante os períodos em que se encontravam suspensos. Ao mesmo tempo, a AIFA e a Agência Mundial Antidopagem estão também a analisar suspeitas de dopagem sistemática no atletismo russo na sua globalidade.