sexta-feira, 11 de abril de 2014

Podebrady na 82.ª edição

Podebrady vai receber o grande prémio de marcha pela
82.ª vez. Foto: Petr Kratochvíl
A tradicionalíssima competição de marcha atlética de Podebrady, na República Checa, talvez a mais antiga das que se realizam no mundo inteiro, terá lugar amanhã, num circuito de 1 quilómetro, sem pontos de inversão, em redor do jardim da cidade, com um asfalto totalmente restaurado e especialmente adaptado para o efeito, o que obrigou a Câmara Municipal a implementar uma passagem pelo próprio jardim, reconhecendo a importância do evento para a região.

Integrada no circuito de marcha da Associação Europeia de Atletismo e pontuável (categoria C) para o challenge de marcha da Federação Internacional de Atletismo, a competição, que ainda faz parte do Tour Internacional de Marcha que integra mais quatro cidades do leste europeu, evidencia mais motivos de interesse com a disputa de um torneio internacional de seleções (10 km juniores e 20 km seniores), envolvendo 12 países.

Uma das figuras mais destacadas da atualidade no desporto checo é a jovem Anezka Drahotová que no ano passado se sagrou campeã europeia de juniores e esteve em plano de estaque nos mundiais de atletismo, em Moscovo. Ainda júnior neste ano, obteve em Lugano, a 16 de março, a muito expressiva marca de 1.28.13, recorde pessoal e da República Checa. Com qualidades invulgares na especialidade, também lhe são reconhecidos extraordinários atributos na corrida - no fim-de-semana passado foi a melhor das checas na meia-maratona, e no ciclismo onde competirá nos nacionais antes de seguir rumo a Taicang para a Taça do Mundo… e, entretanto, vai estando no seu horizonte uma medalha quando competir em Eugene, nos mundiais de juniores!

Estão inscritos 239 atletas para as provas de juniores e seniores, 139 masculinos e 100 femininos, em representação de 20 países, alguns de primeiríssimo nível mundial. No ano passado, recorde-se, os cinco primeiros na prova masculina realizaram tempos abaixo de uma hora e vinte e dois minutos. Nos homens, Eider Arévalo, da Colômbia, venceu com 1.19.45 e, nas mulheres, Monica Equihua, do México, triunfou com 1.31.55.

Não há atletas lusos inscritos, a prova de Rio Maior foi realizada recentemente se bem que alguns dos estrangeiros que aí participaram vão também competir em Podebrady, mas há um português nomeado pela Associação Europeia de Atletismo para supervisionar a competição: Luís Dias, membro do Comité de Marcha deste organismo, que será o Delegado Técnico da competição.

Miloslav Lapka (República Checa), juiz-chefe, Christian Melchior (Alemanha), Maris Peterson (Rússia), Peter Marlow (Grã-Bretanha), Martin Skarba (Eslováquia), Frédéric Bianchi (Suíça), todos juízes de marcha do painel internacional, e os juízes do painel nacional checo Juraj Malik e Alois Lajcík serão os responsáveis por fazer cumprir a regra 230 do regulamento técnico, aplicável à especialidade.