quinta-feira, 3 de abril de 2014

Juízes internacionais de marcha em Rio Maior

Equipa de juízes de 1997. Da esquerda para a direita, em 1.º plano:
Domingo Casillas, José Santasusana, José Ganso. Em 2.º plano:
Paulo Alves, Francisco Franco, Ana Toureiro, João Pires e José Dias.

Foto: arquivo O Marchador
É já conhecida a constituição da equipa de juízes especialistas de marcha que intervirá no 23.º Grande Prémio Internacional de Rio Maior, a ter lugar no próximo sábado (5 de abril), toda ela pertencente aos painéis da Federação Internacional, dando-se o caso de, nesta edição, prevalecerem oficiais portugueses alguns tendo acedido ao painel europeu em consequência dos resultados obtidos na última certificação do setor, realizada em Athlone, na Irlanda.

Dos portugueses estão convocados os cinco internacionais, José Dias (Juiz-chefe), Ana Toureiro, Joaquim Graça, Vasco Guedes e José Ganso (este coordenando o secretariado), e dos internacionais estrangeiros, a competição contará com Nicola Maggio (Itália), Alicia Ruano (Espanha) e Mara Baleani (Itália). A equipa será completada com António Caniço (Assistente do Juiz-chefe), Cátia Gonçalves (secretária) e Francisco Franco (Operador de Quadros), juízes dos painéis nacionais da especialidade.

Miloslav Lapka, da República Checa, é delegado da Associação Europeia. Juiz internacional de marcha, intervirá, nessa qualidade, nos Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar, este ano, em Nanjing, na China.

Desde que a competição integrou o circuito internacional, em 1997, já aí atuaram os seguintes 42 juízes internacionais, de 19 nacionalidades, em todos se reconhecendo um fator importante de credibilização do evento sob o ponto de vista do cumprimento das regras, inerentes à marcha atlética:

Alemanha: Rolf Müller, Jens Grünberg, Manfred Bott;
Brasil: Nilton Ferst;
Eslováquia: Silvia Hanusova;
Espanha: Domingo Casillas, José Santasusana, Guillermo Montagut, António Arribas, Jordi Estruch, Dolores Rojas, Sergio Solana;
Finlândia: Pentti Tarkkanen, Anne Fröberg;
França: Jean-Pierre Dahm, Anne-Christine Blachere, Gerárd Lelièvre;
Grã-Bretanha: Peter Marlow, Noel Carmody, Steve Taylor, Catherine Telling;
Grécia: Zoe Gini;
Holanda: Hans van der Knaap;
Irlanda: Pierce O’Callaghan;
Itália: Lamberto Vacchi, Mário Bhorges, Nicola Maggio, Luca Ciurli;
Noruega: Dag Gaasand, Anne Iren Gutulsröd;
Polónia: Janusz Krynicki;
Portugal: André Brito, Ana Toureiro, João Pires, Joaquim Graça, José Dias, José Ganso;
República Checa: Miloslav Lapka;
Rússia: Maris Peterson;
Suécia: Tommy Dallhöf;
Suíça: Frédéric Bianchi;
Turquia: Can Korkmazoglu.