sábado, 1 de dezembro de 2012

Clube Português de Marcha Atlética

Festa do CPMA. Foto (arquivo) de O Marchador.
Fundado em 1 de Dezembro de 1982, o CPMA, como ficou conhecido, cumpre, no dia de hoje, 30 anos de existência. Se bem que atualmente o clube esteja praticamente desativado, os seus dirigentes fizeram dele uma voz ativa na defesa e na promoção da marcha atlética, tanto na perspetiva desportiva como do ponto de vista moral.

A intervenção do CPMA foi particularmente profícua na década de oitenta, com a apresentação de propostas concretas de integração da especialidade na estrutura organizativa da Federação Portuguesa de Atletismo, do seu enquadramento no calendário competitivo, e do estabelecimento de mínimos para as competições de âmbito internacional.

Nesse particular, os diretores-técnicos que, nesse tempo, passaram pela FPA, Fernando Mota e Eduardo Cunha, foram, em muitos matérias, sensíveis aos anseios dos que lutavam, então, pelo pleno reconhecimento da marcha atlética, em condições de igualdade, entre os seus pares.

O CPMA dedicou-se à promoção regular de iniciativas de formação de juízes e de técnicos, de norte a sul do país, ao apoio á organização de competições e ainda à eleição das personalidades e das entidades que anualmente mais se destacavam nas áreas da competição, da organização e do apoio à disciplina.

Muito interessantes foram as festas anuais da marcha atlética (FAMA), que constituíam, invariavelmente, momentos gratificantes pelo convívio que proporcionavam entre atletas, treinadores, dirigentes e amantes da especialidade, que acorriam de vários pontos do país.

Exposição de fotos e cartazes e projeção de slides e filmes, antecediam a realização de um colóquio em que o presidente ou o representante da FPA, bem como dirigentes associativos e outras ilustres figuras do panorama desportivo nacional usavam da palavra, partilhando saberes e experiências.

Um dos momentos mais aguardados nessas festas, era a entrega de prémios, estatuetas replicando os Óscares de Hollywood, aos que, na opinião dos dirigentes do CPMA, mais se tivessem distinguido na área de “Melhor Atleta do Ano”, masculino e feminino, “Atleta Revelação do Ano”, “Dirigente do Ano”, e por aí fora.

Na foto que apresentamos, exemplificativa de uma dessas festas, realizada na sede do Ateneu Comercial de Lisboa, o dirigente Fernando da Silva Ribeiro (Gaia Porto) saúda o marchador José Pinto (Belenenses), sob os olhares de Fernando Mota (FPA) e Aires Denis (AAL).

Finalmente, aos convivas era oferecido um fausto beberete a que não faltava um artístico bolo, alusivo ao aniversário do CPMA.