domingo, 30 de dezembro de 2012

Ana Cabecinha, figura nacional de 2012

Ana Cabecinha nos Campeonatos de Portugal,
em Lisboa. Foto: O Marchador.

No ano em que o superquarteto português da marcha feminina tinha pela frente a necessidade de, mais uma vez, eliminar uma atleta para constituir-se como trio para os Jogos Olímpicos de Londres, Ana Cabecinha mostrou-se sempre (ou quase) acima do nível das colegas. Pelo menos nos momentos decisivos, esteve mais forte.

Desde logo, os Jogos Olímpicos foram o momento em que a marchadora algarvia se apresentou em melhor condição, demonstrando ter conseguido com o treinador, Paulo Murta, tirar do treino o proveito necessário para obter o melhor resultado na prova mais importante. E em Londres conseguiu não apenas a melhor marca nacional do ano como um resultado que deixou a atleta a não muitos segundos do seu recorde nacional. E por pouco não alcançava na capital britânica o mesmo 8.º lugar obtido na capital chinesa quatro anos antes, sendo agora 9.ª classificada.

Para trás, ficava uma época recheada de sucessos, de que se destaca: a 18 de Fevereiro, em Espinho, vitória nos Campeonatos de Portugal de pista coberta (12.34,00), à frente de Vera Santos (Sporting CP) e Sandra Silva (Gira Sol – RC); a 18 de Março, em Quarteira, vitória nos campeonatos nacionais de 20 km (1.29.53), à frente de Inês Henriques (CN Rio Maior) e de Vera Santos; a 13 de Maio, foi a melhor portuguesa nos 20 km femininos da Taça do Mundo de Saransk, na Rússia (9.ª da geral, com 1.31.42); a 7 de Julho, no Estádio Universitário de Lisboa, vitória nos Campeonatos de Portugal (10 mil metros em 43.37,91), adiante, outra vez, de Inês Henriques e Vera Santos.

Para fechar a época, o segundo lugar alcançado a 14 Setembro na prova feminina da Final do Challenge de Marcha da AIFA, realizada em Erdos, na China, com 43.31 m nos 10 km, atrás de Liu Hong (43.18) e à frente de Liu Xiuzhi (43.37), ambas chinesas.

Perante um ano de resultados deste nível, não poderia haver outra escolha que não a de Ana Cabecinha para figura nacional da marcha atlética em 2012.