domingo, 16 de setembro de 2012

Vladimir Golubnichiy na galeria de famosos da AIFA

Vladimir Golubnichiy, ao conquistar no México o segundo título
olímpico. Foto: Popperfoto e Getty Images
O ucraniano Vladimir Golubnichiy é desde este sábado o primeiro marchador nomeado para a Galeria dos Famosos da Associação Internacional de Federações de Atletismo (AIFA). O anúncio foi feito após a realização da Final do Challenge de Marcha de 2012, realizada na véspera em Erdos, na China.

Nascido na cidade ucraniana de Sumy a 2 de Junho de 1936, no tempo em que a Ucrânia integrava a União Soviética, Golubnichiy representou a URSS em cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, de 1960 (Roma) a 1976 (Montréal), sempre em 20 km. Logo na primeira dessas participações conquistou a medalha de ouro, vencendo em 1.34.07,2 h, à frente dos australiano Noel Freeman e do britânico Stanley Vickers.

Voltaria a vencer oito anos depois, em 1968, nos Jogos do México, com 1.33.58,4 h, na conclusão de uma prova épica decidida ao «sprint» já dentro da pista. O mexicano José Predraza gastaria apenas mais 1,6 segundos e o também soviético Nikolay Smaga, seu eterno rival e amigo, garantia o bronze com mais cinco segundos que Golubnichiy.

Pelo meio, em 1964 (Tóquio), Vladimir Golubnichiy foi terceiro classificado, conquistando a medalha de bronze, atrás do britânico Kenneth Matthews (1.º) e do alemão de leste Dieter Lindner (2.º). Na quarta participação olímpica (Munique-1972), só Peter Frenkel (RDA) conseguiu ser superior ao soviético, impondo-se por 13 segundos.

Contava já 40 anos quando, em 1976, Vladimir Golubnichiy registou a quinta e última presença nos Jogos Olímpicos e pela primeira vez não conquistou qualquer medalha. Terminou os 20 km de Montréal em sétimo lugar, no dia em que a medalha de ouro foi para o mexicano Daniel Bautista.

Mas nem só de Jogos Olímpicos viveu o sucesso internacional do mais extraordinário marchador ucraniano de sempre. Num tempo em que o mundo do atletismo ainda não se juntava para campeonatos mundiais, Golubnichiy registou três presenças em campeonatos da Europa, traduzidas em uma medalha de ouro (Munique-1974), uma de prata (Budapeste-1966) e uma de bronze (Belgrado-1962).

Iniciado no atletismo em 1953, com 17 anos, Vladimir Golubnichiy viria a estrear-se na selecção soviética em 1959, sagrando-se por seis vezes campeão da URSS e conseguindo ainda dois recordes mundiais dos 20 km: 1.30.36 h em Kiev a 23 de Setembro de 1955 e 1.27.04 h em Moscovo a 15 de Julho de 1959.

Vladimir Stepanovich Golubnichiy (ou Volodymyr Stepanovych Holubnychy, como o nome ficou registado após a independência da Ucrânia) é o 22.º nome anunciado para a lista de 24 membros inaugurais do Hall of Fame da AIFA, criado para assinalar o centenário da Associação Internacional de Federações de Atletismo. A lista completa será investida numa cerimónia oficial a realizar em Barcelona, durante a Gala do Centenário, no próximo dia 24 de Novembro. Os nomes já indicados são: Emil Zatopek (Checoslováquia), Jesse Owens (EUA), Al Oerter (EUA), Paavo Nurmi (Finlândia), Edwin Moses (EUA), Carl Lewis (EUA), Wang Junxia (China), Jackie Joyner-Kersee (EUA), Adhemar Ferreira da Silva (Brasil), Betty Cuthbert (Austrália), Fanny Blankers Koen (Holanda), Abebe Bikila (Etiópia), Irena Szewinska (Polónia), Mildred Didriksen (EUA), Dan O'Brien (EUA), Michael Johnson (EUA), Alberto Juantorena (Cuba), Sebastian Coe (Grã-Bretanha), Sergey Bubka (Ucrânia), Kipchoge Keino (Quénia), Peter Snell (Nova Zelândia) e Vladimir Golubnichiy (URSS).