segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Luis Saladie Lafuente

Luis Saladie numa competição em Portugal e numa prelecção.
Fotos: arquivo O Marchador e AEMA.
Um dos mais prestigiados dirigentes do atletismo internacional, Luis Saladie, cumpre hoje mais um aniversário.

Iniciou a sua carreira atlética em 1977 e durante seis anos competiu em provas de marcha atlética, representando a seleção do seu país por duas ocasiões. Em Portugal competiu, a 23 de Abril de 1983, no Grande Prémio “Planície Dourada”, realizado em Beja, na distância de 20 km.

Desde 1999 que é membro do Comité de Marcha da Federação Internacional de Atletismo e integra, igualmente, a Comissão de Marcha da Associação Europeia de Atletismo, em cujo atual mandato exerce as funções da presidência.

Trabalha na Real Federação Espanhola de Atletismo onde é o Diretor de Competições, assumindo funções coordenadoras no Setor de Marcha deste organismo.

É, contudo, uma personalidade multi-facetada. Desde 1989, ano em que teve lugar a Taça do Mundo de Marcha, em L’Hospitalet, Barcelona, e a Taça do Mundo de Atletismo, também na capital catalã, que, praticamente e de forma ininterrupta, tem sido chamado a exercer funções de responsabilidade nos vários campeonatos europeus ou mundiais, muitas vezes como Delegado Técnico.

Ainda em 2011 esteve connosco em Olhão dando, pelos seus conselhos e sabedoria, um importante contributo para que a Taça da Europa de Marcha fosse um êxito.

Outras das facetas, muito conhecidas, de Luis Saladie prende-se com a temática do ajuizamento e, particularmente, na área da formação e certificação de juízes de marcha, nacionais e internacionais. Nas últimas certificações para juízes internacionais tem feito parte do júri dos exames, estendendo-se os seus conhecimentos a certificações, patrocinadas pela federação internacional, no continente americano e asiático.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, Pequim e Londres, exerceu, com mestria, as funções de secretário na área do ajuizamento da marcha.

FELIZ CUMPLEAÑOS!