sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Campeonato Nacional de Juniores de pista coberta, este sábado

Luís Carapinha, na década de oitenta e na actualidade.
Fotos: arquivo O Marchador e O Diário.
Amanhã abrirá a época de pista coberta no âmbito federativo com a realização, no Pavilhão da Expocentro, em Pombal, do Campeonato Nacional de Juniores, em pista coberta, com as provas de 5.000 metros marcha masculinos, às 16.45 horas, e de 3.000 metros marcha femininos, às 18.00 horas.

A listagem de inscritos, condicionada à obtenção de mínimos de participação (25.30 para eles e 17.30 para elas), apresenta 25 atletas (10 masculinos e 15 femininos), dos quais 15 são ainda juvenis. Santarém é o distrito mais representado, com 7 atletas.

Os recordes nacionais permanecem inalteráveis desde há 17 anos, e são pertença dos agora consagrados da marcha atlética, Susana Feitor, com 12.21,7, e João Vieira, com 20.22,4, tempos obtidos no Pavilhão Multiusos de Braga, em 19 de fevereiro de 1994.

Dos atletas inscritos, destaque para a presença dos campeões em título, Samuel Pereira, do Centro de Atletismo de Seia, e Nádia Cancela, da Associação Cultural e Recreativa Senhora do Desterro. No entanto, há que ter em atenção a Miguel Carvalho e Mara Ribeiro, ambos do Clube de Natação de Rio Maior, que este ano têm os melhores registos.

A equipa de juízes de marcha será constituída por Luís Ervideira (juiz-chefe), Vasco Guedes, Francisco Franco, todos de Santarém, José Machado e Argentina Cordeiro, de Coimbra.

Na foto, Luís Carapinha, que estabeleceu, pela primeira vez, o recorde de Portugal de pista coberta de juniores, e também absoluto. Foi em 18 de dezembro de 1986 que o atleta benfiquista tomou parte nos campeonatos de pista coberta realizados em Kiev, na então URSS, alcançando a marca de 23.48,9.

Carapinha foi estudante na URSS, diplomado em Educação Física e Desporto. Licenciado em Ciências da Comunicação pela FSCH-UNL, especializou-se em temas de política e relações internacionais.