sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Veteranos reformulam calendário mundial

Os atletas veteranos passam a ter mundiais de ar livre e de
pista coberta em anos alternados. Foto: WMA
Por ocasião dos recentes mundiais de Sacramento, a assembleia geral da Associação Mundial de Veteranos, reunida a 14 de Julho, decidiu atribuir os Campeonatos do Mundo de Pista Coberta de 2014 a Budapeste, capital da Hungria, para terem lugar em Março ou Abril daquele ano. No que à marcha diz respeito, estes campeonatos incluirão provas de 3000 metros em pista e de 10 km em estrada.

Por sua vez, os mundiais de ar livre de 2015 foram atribuídos à cidade francesa de Lyon e decorrerão em Julho ou Agosto desse ano. O respectivo programa incluirá as mesmas distâncias das provas de marcha sobre as quais foi possível competir em Sacramento: 5000 m em pista e 10 e 20 km em estrada.

Após os campeonatos de Lyon, os mundiais de veteranos passam a ter lugar em anos pares, enquanto os campeonatos do mundo de pista coberta passam a realizar-se em anos ímpares. Assim, em 2016 volta a haver mundiais de ar livre, a terem lugar na cidade australiana de Perth no mês de Outubro. Esta alteração visa evitar que depois de 2013 tenham lugar no mesmo ano os campeonatos do mundo de ar livre e os Jogos Mundiais de Veteranos. No Verão de 2013, os Jogos Mundiais de Veteranos vão decorrer em Turim (Itália) e os Campeonatos Mundiais de Veteranos serão organizados em Porto Alegre (Brasil).

Em última análise, a intenção é vir a transformar futuramente os Jogos  Mundiais de Veteranos em certame olímpico para o escalão, o que daria uma continuidade de Jogos Olímpicos para juventude, para «seniores» e para veteranos, além de Jogos Paraolímpicos.

Os últimos Jogos Mundiais de Veteranos tiveram lugar em Sydney (Austrália) em 2009 e registaram a participação de 28 mil atletas. Para Turim-2013 são esperados nada menos de 50 mil, provenientes de 100 países e competindo em 28 modalidades.

A próxima grande competição mundial de atletismo para veteranos com marcha atlética no programa são os Mundiais de Pista Coberta em Jyvaskyla, na Finlândia, marcados para 3 a 8 de Abril de 2012.