quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Irlanda divulga selecção para Daegu

Olive Loughnane volta a ser a
esperança irlandesa nos mundiais.
Foto: O Marchador
Olive Loughnane, Robert Heffernan e Colin Griffin são os três marchadores integrados na selecção de 17 atletas que representará a Irlanda nos próximos Campeonatos Mundiais de Atletismo, a realizar em Daegu a partir de 27 de Agosto próximo, segundo divulgou esta terça-feira a Federação Irlandesa de Atletismo.

A atleta do Loughrea Athletic Club, vice-campeã do mundo em 2009 (Berlim), tem 35 anos e fez uma época com um empenho competitivo sempre centrado no objectivo principal: a presença nos mundiais da Coreia. Nos últimos meses, o segundo lugar no Grande Prémio de Dublin, atrás da chinesa Liu Hong, foi o principal desempenho da atleta, que em Maio tinha sido desclassificada na Taça da Europa de Olhão, quando atacava o primeiro lugar.

Também Robert Heffernan está seleccionado para Daegu, tendo mínimos tanto nos 20 km como nos 50 km. Décimo classificado na Taça da Europa e desistente no Grande Prémio de Dublin devido a lesão, o marchador do Togher Athletic Club tem ainda alguns dias para dicidir em qual das provas alinhará nos mundiais. Por agora, tudo parece indicar estar em boas condições, considerando o resultado obtido este fim-de-semana nos Campeonatos da Irlanda – 10 km em 40.12 m, após uma sessão matinal de treino de 20 km.

Quem não tem dúvidas sobre a prova em que alinhará em Daegu é Colin Griffin, creditado com mínimos apenas na distância longa. Acabado de regressar de um estágio em altitude realizado em Itália, o marchador do Ballinamore Athletic Club deverá tentar nos mundiais da Coreia pôr fim à série de maus resultados nas edições precedentes dos campeonatos do mundo: desclassificação em 2007 (Ósaca) e desistência em 2009 (Berlim).

Também Laura Reynolds (20 km fem.) e Brendan Boyce (20 km masc.) averbaram mínimos (B) para os mundiais de Daegu mas têm apontado com prioridade para a presença nos XXVI Jogos Mundiais Universitários, que esta sexta-feira se iniciam em Shenzhen, capital da província chinesa de Guangdong (20 km masculinos no dia 18; 20 km femininos, dia 19).