sábado, 5 de fevereiro de 2011

Rumo a Olhão – revisitando a Taça da Europa de Marcha de 2000 (III edição)

Foto: Gottfried Hoffmann
Em 17 e 18 de Junho de 2000 realizou-se em Eisenhuttenstad (Alemanha), a terceira edição da Taça da Europa de Marcha que reuniu 286 atletas de 26 países.
11 atletas representaram Portugal na competição que incluiu no programa, pela primeira vez, provas para juniores, e foi precisamente nos 10 km juniores femininos que Portugal conseguiu, surpreendentemente, os seus melhores resultados individuais e colectivos, através do 8.º lugar de Vera Santos, com o tempo de 47.22, e do 13.º lugar de Carla Monteiro (irmã da conhecida corredora Inês Monteiro), com 47.54, ambas as atletas a estabelecerem recordes pessoais e mínimos para os Mundiais de Juniores desse ano, e do 4º lugar colectivo, a apenas 3 pontos da selecção anfitriã, a Alemanha.   
Os outros participantes portugueses foram, nos 20 km marcha (masc.), João Vieira (desistiu), nos 50 km marcha (masc.), Virgílio Soares (20.º), Pedro Martins (23.º), Jorge Costa (35.º), e José Magalhães (desistiu), e nos 20 km (fem.), Sofia Avoila (41.ª), Inês Henriques (42.ª), Isilda Gonçalves (45.ª), e Susana Feitor (desistiu). Virgílio Soares (4.01.27) e Jorge Costa (4.13.11) melhoraram, então, os seus recordes pessoais.
As medalhas de ouro, nas provas de seniores masculinos, foram arrecadadas, nos 20 km por Robert Korzeniowski (Polónia), com 1.18.29 (recorde pessoal), e nos 50 km por Jesus Angel Garcia (Espanha), com 3.42.51. Na prova de seniores femininos venceu Olimpiada Ivanova (Rússia), com 1.26.48. Nos 10 km juniores, triunfos para Aleksander Kuzmin (Bielorússia), com 41.16, e Tatiana Koslova (Rússia), com 45.28. 
Na classificação colectiva, triunfos para a Espanha nos 20 km masculinos, para a França nos 50 km masculinos, para a Itália nos 20 km femininos, para a Alemanha nos 10 km juniores masculinos, e para a Rússia nos 10 km juniores femininos.  
As provas tiveram lugar numa área densamente arborizada e sob uma elevada temperatura.
A delegação portuguesa foi chefiada por Fernando Boquinhas, e enquadraram os atletas os treinadores Jorge Miguel e Paulo Murta. O fisioterapeuta foi João Rezende.
Igualmente presente o então treinador nacional de marcha, Luís Dias, em funções no âmbito da Comissão de Marcha da Associação Europeia de Atletismo.
Foram os seguintes os oficiais, designados pela Associação Europeia de Atletismo:
Miloslav Lapka (República Checa), o delegado técnico; Agoston Schulek (Hungria), Irena Szewinska (Polónia), e Luís Dias (Portugal), os membros do Júri de Apelo; Peter Marlow (Grã-Bretanha) o Juiz-chefe de marcha, Maris Peterson (Rússia), José Dias (Portugal), Ilie Popa (Roménia), Hans van der Knaap (Holanda), Edouard Antzac (França), Janusz Krynicki (Polónia), Tommy Dahllof (Suécia), e Rolf Mueller (Alemanha), os restantes juízes de marcha.