segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ambiente de grande confraternização em Llerena (Espanha)

Foto: Blogue "O Marchador"
Llerena, localidade situada na província espanhola de Badajoz, comunidade autonómica da Estremadura, assistiu sábado à tarde (5 de Fevereiro) a uma bela jornada de marcha atlética na qual os organizadores do 2.º Troféu de Marcha Cidade de Llerena, e também Campeonatos da Estremadura, proporcionaram a todos os visitantes belos momentos de confraternização e amizade, muitos doces regionais, e o excelente “jámon” da região, presunto pata negra, um dos melhores do mundo, com 80% da sua produção localizada no sul da Estremadura.
Nas principais provas do programa, destinadas aos escalões de juvenis, juniores, promessas, seniores e veteranos, e disputadas na distância de 10 km, num circuito devidamente homologado, Kristina Saltanovic (7.º lugar nos Europeus de Barcelona, e 8.º lugar nos Mundiais de Berlim) e Álvaro Martín Uriol (promissor juvenil do país vizinho, em permanência na Residência Blume de Madrid), foram os grandes destaques da competição.
De facto, na prova feminina absoluta, Kristina Saltanovic (Interwalk – Lituânia) que obteve da Real Federação Espanhola de Atletismo uma especial autorização para participar no evento, venceu com 46.18, impondo-se, com facilidade, a toda a concorrência. Ángela Olivares (JA Guadix) foi segunda com 59.50, Mª Teresa de La Cruz Sánchez, terceira com 1.00.53, Macarena Martín Uriol, quarta com 1.01.34, e Alicia Lozano Royano, quinta com 1.06.35.
Na competição masculina absoluta, Álvaro Martín Uriol (Playas de Castellón) fez valer os seus créditos ao triunfar em 44.03, interessante tempo para a categoria de juvenil, Leonardo Toro (CA Badajoz) foi o segundo com 46.17, Roberto Rodriguez (At. Salamanca) o terceiro com 47.55, Nuno Santos (CF Belenenses), o quarto com 47.57, e César Rodriguez Jiménez (Oviedo AT), quinto com 48.24.
Nas provas jovens do programa do troféu, os melhores classificados foram:

Benjamins 1 km
Fem. – Jennifer Raya Sanchez, A Unicaja Atletismo, 5.18
Masc. – José António Fuentes Morales, A At. Almendralejo, 6.02

Infantis 2 km
Fem. – Aroa Diaz Ruiz, I Unicaja Atletismo, 11.02
Masc. – Enrique Santisteban Fernandez, I Juventud Guadix, 10.54

Iniciados 5 km
Fem. – Ainoa Lopez Sanchez, C Unicaja Atletismo, 28.23
Masc. – José Pedro Garcia Martinez,    C Juventud Guadix, 26.25

De seguida, apresenta-se os resultados de outros portugueses no evento:
5 km Iniciados Masc. – 2.º, Edujose Lima, CA Galinheiras, 27.36; 7.º, Leandro Fernandes, CA Galinheiras, 34.32
10 km Juvenis Masc. – Desclassificado, Paulo Afonso, CA Galinheiras
10 km Veteranos Fem. – 3.ª, Maria Orlete Mendes, CA Galinheiras, 1.10.16
10 km Veteranos Masc. – 4.º, Carlos Paiva, CA Galinheiras, 53.06; 5.º, Paulo Ramos, CA Galinheiras, 1.01.21; 6.º, José Bom, Linda-a-Pastora SC, 1.29.43

De referir, finalmente, a excelente locução, a cargo do ilustre Juan Méndez, quer pela voz em si quer pelo nível de conhecimentos patenteado, a conferir à competição valor acrescentado, digno de realce.