![]() |
As vitórias de Alexandros Papamichail e Panagiota Tsinopoulou nos 20 km em Karditsa, os pódios absolutos e os juízes de marcha. Fotos: Karditsapress e Zoe Gini. Montagem: O Marchador |
A cidade de Karditsa, 300 km a norte de Atenas, foi a cidade escolhida para a realização dos Campeonatos da Grécia de 20 km marcha (estrada), efetivados no domingo passado (16/03), e de onde nasceram os grandes marchadores gregos da atualidade, Antigoni Ntrispioti, Panagiota Tsinopoulou e Alexandros Papamichail.
Foi a primeira vez no historial dos campeonatos que Karditsa foi sede do evento, realizado no centro da cidade e com uma temperatura bem agradável para esta fase da época (26 graus centígrados), não tanto para os atletas, mas para o público que pôde presenciar ao vivo os seus heróis, num bom ambiente. Antigoni Ntrispioti foi a grande ausência pois no mesmo dia, em Nomi, no Japão, participara e desistira nos 35 km com um desconforto na perna.
Nos 20 km masculinos, Alexandros Papamichail (Pamiliakos), com amigos e familiares a apoiá-lo, conquistou o título nacional pela 15ª vez e no tempo de 1:27:47, comandando a prova de princípio a fim, juntando ao título dos 35 km. O experiente Konstantinos Ntentopoulos (Olympias Patras) foi segundo com 1:32:05, e Andreas Papastergiou (Foikanos Karditsas) terceiro com 1:32:44, naturalmente todos ressentindo-se do calor que se fazia sentir.
Nos 20 km femininos, destaque para Panagiota Tsinopoulou (Fokianos Karditsas) que sem grande luta conquistou facilmente o título, registando o tempo de 1:41:57. As outras posições do pódio foram para Efstathia Kourkoutsaki (GAS Ilissos) com 1:45:00, e Anastasia Antonopoulou (Ikaros Neas Ionias) com 1:48:55. Ausências notadas foram as de Olga Fiaska, a campeã dos 35 km, devido a gripe, e Christina Papadopoulou.
Nos 10 km sub-20, vitórias de Eliseus Bardakis (Olympias Patras) com 49:07 e nos femininos de Charalampia Zacharopoulou (Olympias Patras) com 58:11.
Nos outros eventos, destinado aos mais jovens, referência, na prova dos 3 km sub-16 femininos, para Luka Paraskevi (A.O. Prevesas), com 16:47, e nos 5 km sub-18 femininos para Hara Gerou, com 25:58, recorde pessoal, atleta igualmente da A.O. Prevesas, clube de onde era a campeã olímpica de Atenas 2004, Athanasia Tsoumeleka. Nos 5 km sub-18 masculinos, vitória de Panagiotis Saltis (Fokianos Karditsas) com 22:06, ele que foi 5º classificado no último Europeu de Sub-18.
Da equipa que ajuizou as provas destacam-se os juízes internacionais do Painel da World Athletics, Alexandru Stefan, da Roménia, Lucija Kolic, da Croácia, Georgios Papanikolaou e Zoe Gini, ambos da Grécia, os três primeiros do nível de prata e a última do nível de bronze.
Consulte os resultados completos dos campeonatos, aqui.
Colaboração: Zoe Gini