sexta-feira, 21 de março de 2025

Dudince este sábado com a presença de campeões olímpicos

O edição do evento em Dudince promovido pelo campeão olímpico Matej Tóth.
Imagens: Slovenský atletický zväz. Montagem: O Marchador

Dudince, na Eslováquia, volta a acolher, este sábado (22/3), mais uma edição - e já vão ser 44 -, do muito prestigiado evento de marcha atlética “Dudinská 50”, da série de Ouro do World Athletics Race Walking Tour (a anteceder, no mesmo nível, Rio Maior, a 12/04), uma organização da Federação de Atletismo da Eslováquia, da Câmara Municipal de Dudince e do clube de atletismo local, com honras de transmissão em direto via streaming [aqui].

O evento, que durante muitos anos os 50 km foram a prova rainha do programa, substituída pelos 35 km, que vigorarão nos Mundiais de Tóquio, e em cuja distância se disputarão, como é habitual, os Campeonatos da Eslováquia, Hungria, Polónia, Roménia e Croácia. Também terão lugar na cidade termal de Dudince os 20 km seniores, bem como provas para Sub-20, Sub-18; Sub-16, Sub-14 e Sub-12.

No setor masculino, realce-se a presença nos 35 km dos campeões olímpicos Brian Pintado, do Equador (20 km Paris 2024) e Dawid Tomala, da Polónia (50 km Tóquio 2021), com o campeão olímpico italiano Massimo Stano – 20 km Tóquio 2021 a cancelar à última hora a sua participação, por opção técnica. Outros nomes sonantes da marcha atlética mundial anunciaram igualmente a presença, casos, entre outros, do campeoníssimo atleta português João Vieira (vice-campeão mundial em 2019) e do canadiano Evan Dunfee (medalha de bronze nos Jogos de Tóquio).

No setor feminino, destaca-se a participação na prova de 35 km da campeã mundial de 20 e 35 km de Eugene 2022, a peruana Kimberly García León, e que na edição de 2023 estabeleceu o recorde mundial, a vice-campeã mundial de 2022 (20 e 35 km) Katarzyna Zdzieblová, da Polónia e a brasileira Viviane Lyra, 4ª no Mundial de 2023, na prova de 35 km. A mexicana Alegna González, quinta no Mundial de 2023 e nos 20 km dos Jogos de Paris, inicialmente prevista para se estrear na distância, não participará devido a lesão. De referir ainda a portuguesa Inês Mendes que consta da lista de inscritas na prova.

Nos 20 km, e no setor masculino, o finlandês Veli-Matti Partanen é o que parte com melhor marca - 1:18:22 (Budapeste 2023), com a concorrência apertada do mexicano Ricardo Ortiz, com um recorde pessoal de 1:18:31 (Corunha 2024). Na prova feminina quem se apresenta com maiores créditos é a italiana Eleonora Giorgi (medalha de bronze nos 50 km dos Mundiais de Doha), que recentemente, em Antalya, deu provas de se encontrar em bom apuro de forma ao bater o recorde nacional de 35 km, ela que é recordista de Itália nos 20 km com o tempo de 1:26:17 (2015). Atenções também para a ucraniana Lyudmila Olyanovska, medalha de bronze nos 20 km dos Europeus de Roma.

O Presidente do Comité Organizador é Peter Korčok, antigo marchador e o atual presidente da Federação de Atletismo da Eslováquia. O Delegado Técnico nomeado pela World Athletics é o checo Miloslav Lapka, e a chefiar a equipa de juízes internacionais de marcha (WA) está o eslovaco Martin Skarba, acompanhado pelos seus colegas, o suíço Frédéric Bianchi, a húngara Orsolya Gruber, o romeno Alexandru Stefan, o britânico Steve Taylor, a eslovaca Zuzana Costin e a croata Lucija Kolic.

A lista de atletas inscritos está disponível aqui.

Fonte: Federação de Atletismo da Eslováquia