José Dias, Joaquim Graça, Vasco Guedes e José Ganso. Foto: Ricardo Oliveira. Montagem: O Marchador |
A arbitragem portuguesa, no que diz respeito, entre outras, à área da marcha atlética, esteve em plano de especial destaque em 2024 com 9 nomeações para eventos internacionais fora de portas realizados em três continentes - América, Ásia e Europa, através dos Juízes de Marcha dos níveis Ouro e Prata da World Athletics - José Dias (AA Lisboa), José Ganso (AA Setúbal) e Vasco Guedes (AA Santarém).
José Dias começou por atuar no primeiro mês de 2024, nos Campeonatos Nacionais da Turquia, em Antália, prosseguindo pelos Nacionais da Grécia, em Astros (na área metropolitana de Atenas), e viajando em março até ao continente asiático para dar formação aos juízes chineses e atuar no Grande Prémio da China (Taicang), que se dividiu em dois fins de semana, no segundo deles assumindo as funções de Juiz-chefe na Estafeta Mista de Marcha, já como que em preparativos para o mesmo cargo que, por nomeação da World Athletics, haveria de assumir no Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha Atlética, em Antália. Ajuizou ainda em mais duas provas Gold do Circuito Mundial, que tiveram lugar na Corunha e em Madrid.
José Ganso, que subiu ao nível Ouro do Painel Internacional de Juízes de Marcha da World Athletics, recebeu desta a nomeação para Delegado Técnico no Grande Prémio Internacional Madrid Marcha, da série Gold do Circuito Mundial de Marcha da WA, e que teve por cenário a icónica Gran Vía, bem no centro da capital espanhola, evento que decorreu em outubro do pretérito ano.
Vasco Guedes foi até ao Peru, ajuizando nos Campeonatos do Mundo de Atletismo de Sub-20, que tiveram lugar em Lima. Para este ano já está nomeado para atuar nos Campeonatos Europeus de Atletismo de Sub-20, que ocorrerão na cidade finlandesa de Tampere, de 7 a 10 de agosto próximo.
Joaquim Graça (AA Setúbal), que regressou ao nível Ouro do Painel Internacional de Juízes de Marcha da World Athletics, está nomeado para atuar nos Campeonatos Europeus de Atletismo de Sub-23, que terão lugar na Noruega (Bergen), de 17 a 20 de julho do corrente ano.
De notar ainda que, além dos Juízes Internacionais de Marcha, também os Árbitros Internacionais deram em 2024 o seu valioso contributo em 23 atuações no estrangeiro (*), o que se verificou através de Jorge Salcedo (5 atuações, uma das quais nos Jogos Olímpicos), Rui Loução (3), Samuel Lopes (3), António Costa (2), Luís Abegão (2), todos do Painel Ouro da WA, e de Renato Soares (2), Elisabete Simão (2), Mª Clarisse Duarte (2), Ricardo Oliveira (1) e João Coelho (1), membros do Painel Prata da WA.
(*) Dados gentilmente fornecidos por Rui Loução.