Ívan Pajuelo Paredes. Foto: facebook do próprio |
Uma notícia surpreendente e muito triste, a morte do marchador espanhol Iván Pajuelo Paredes, aos 31 anos de idade, encontrado sem vida na sua residência depois de estar incomunicável durante dois dias.
Pajuelo representou a seleção de Espanha em várias ocasiões, como atleta sub-20, sub-23 e absolutos, sendo que a mais significativa foi nos 50 km dos Campeonatos do Mundo de Atletismo em Londres-2017, evento para o qual garantiu a participação depois de ter obtido um recorde pessoal na distância de 3:56:47 na Taça da Europa de Marcha em Podebrady-2017 (10.º classificado).
Em campeonatos nacionais, destacou-se quando se sagrou campeão de Espanha absoluto de 50 km em Torrevieja-2020. Como curiosidade, participou em Portugal nos campeonatos conjuntos com Espanha no Montijo, decorria o ano de 2013, tinha ainda 19 anos de idade (faria 20 em agosto desse ano), onde foi 4.º classificado absoluto. O seu último evento na disciplina terá sido em novembro do ano passado em Toledo, por ocasião da 36.ª edição da Marcha Atlética «Espada Toledana».
A equipa de “O Marchador” endereça sentidas condolências à família, amigos e comunidade espanhola de marcha atlética.