A vitória masculina, a frente feminina e os pódios das provas em Suquian, China. Fotos: Yang Qun e Zheng XuJun/K.SINA Montagem: O Marchador |
Disputada na zona do Grande Canal de Jiangsu, na cidade de Suqian, num circuito em estrada de um quilómetro (ida e volta), o evento, organizado pelo Departamento de Desporto da província de Jiangsu e pela Câmara Municipal de Suqian, teve lugar no dia 20 deste mês de dezembro, numa manhã bem fria, e contou com a participação de quase uma centena de marchadores, alguns dos mais conceituados a nível internacional.
Na prova masculina, Kaihua Wang venceu com o tempo de 57:54. Zelin Cai foi segundo, com 58:39, e Kewen Li, terceiro, com 1:00:07. Na quarta posição classificou-se Ding Chen, o antigo campeão mundial e olímpico dos 20 km marcha, com 1:00:26.
Na prova feminina, Jiayu Yang superiorizou-se completando as quinze voltas ao circuito no tempo de 1:03:21. Shenjie Qieyang, a primeira tibetana a conquistar uma medalha olímpica, foi segunda com o tempo de 1:04:19, e Zhenxia Ma fechou o pódio com o mesmo tempo.
Atuaram nas competições seis dos melhores juízes especialistas chineses da atualidade.
A partir de setembro, as provas de marcha na China ao mais alto nível têm-se realizado a uma boa cadência, sempre com medidas muito restritas de saúde. Em março do próximo ano, em Huangshan, na província de Anhui, terá lugar a prova de 50 km marcha, que definirá a seleção chinesa para os Jogos Olímpicos.