sexta-feira, 9 de março de 2018

Sucúa, sede do Campeonato Sul-americano de Marcha

Cartaz da organização local e foto dos desdobráveis do Hotel Barza.
Montagem: O Marchador

Será já neste fim-de-semana que terá lugar a 22.ª edição do Campeonato Sul-americano de Marcha Atlética com a presença de 134 atletas, em representação da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Guatemala e Costa Rica, estes dois últimos na qualidade de convidados.

Sucúa, o “Paraíso da Amazónia” equatoriana, situado em Morona Santiago, com 18.000 habitantes, é a cidade que receberá o evento, num país que ganhou raízes na especialidade principalmente através de Jefferson Pérez com a primeira medalha de ouro alcançada pelo Equador nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Os vencedores coletivos e ainda os individuais terão direito ao pagamento dos custos de deslocação por parte da Confederação Sul-americana de Atletismo com vista à presença no Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética que vai ter lugar no próximo mês de maio, a 5 e 6, em Taicang, na China.

Evidentemente, a seleção anfitriã concentra as atenções gerais com o seu “cabeça de cartaz”, Andrés Chocho, que arrancou a época em muito boa condição física ao ganhar a medalha de ouro na prova dos 50 km de Monterrey, integrada no Challenge Mundial da Federação Internacional, naturalmente, optando agora pela prova dos 20 km, atenta o curto período de recuperação após a estada no México.

Outros dos nomes presentes e que estão na primeira linha do panorama mundial da especialidade são, nas mulheres, a brasileira Erica de Sena, medalha de prata nos 20 km de Monterrey, 7.ª nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e 4.ª nos Mundiais de Londres, e a peruana Kimberly García, 7.ª nos Mundiais do ano passado, e nos homens, o chileno Yerko Araya, que recentemente realizou o melhor tempo do ano da América do Sul, com 1:21:31 nos 20 km, e o equatoriano James Rendón. Também, nas provas Sub-20 e Sub-18 são vários os jovens com muita qualidade presentes na competição e que têm singrado nos principais eventos internacionais.

De registar a ausência do brasileiro Caio Bonfim (medalha de bronze nos mundiais de Londres) e dos principais nomes da seleção colombiana, nomeadamente, o campeão mundial Eider Arévalo, Esteban Soto, Leonardo Montaña, Sandra Galvis e Lorena Arenas, que competirão, a 24 de março, no Grande Prémio de Dudince (Eslováquia). Por sua vez, o colombiano Luis Fernando López, campeão mundial em 2011 (Daegu), agora na qualidade de treinador, marcará a sua estreia em eventos internacionais, integrando a delegação do seu país neste evento.