sexta-feira, 23 de março de 2018

O regresso de Matej Tóth aos 50 km de Dudince, este sábado

Destacadas figuras na apresentação do evento: Peter Korčok,
Matej Spišiak, Matej Tóth, Július Nyárjas e Dušan Strieborný.
Foto: Fed. Eslovaca de Atletismo
Montagem: O Marchador
Com as atenções centradas no eslovaco Matej Tóth, campeão olímpico e mundial de 50 km, que regressa a Dudince para a realizar a sua terceira prova, e primeira na distância, desde que venceu nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, é já no próximo sábado (dia 24) que se disputa a tradicionalíssima prova que integra o circuito da Associação Europeia de Atletismo, com os 50 km masculinos e femininos a terem início pelas 8:00 horas, e os 20 km masculinos e femininos pelas 14:00 horas.

Nos 50 km, a prova mais representativa, serão 39 os atletas que alinharão à partida, sendo 29 masculinos e 10 femininos. O português João Vieira encontra-se inscrito, detendo, depois de Tóth (3:34:38), a segunda melhor marca (3:45:17) de entre os participantes. A seguir está o finlandês Jarkko Kinnunen (3.46:25). Nos femininos, a polaca Agnieszka Ellward regressa depois da vitória em 2017, aguardando-se com expetativa a estreia na distância da eslovava Mária Czaková.

Nos 20 km, foi anunciado pela organização a presença do campeão mundial de Londres-2017, o colombiano Éider Arévalo, assim como a sua compatriota Sandra Lorena Arenas, 5.ª classificada na capital inglesa, entre outros atletas daquele país. Ainda a destacar o guatemalteco Jose Maria Raymundo e a checa Anežka Drahotová, a denotar bons progressos neste início de temporada. Nas provas dos mais jovens, referência os 10 km sub-20 para a internacional turca Meryem Bekmez, de 17 anos, recordista absoluta do seu país.

O programa completo reunirá cerca de duzentos participantes de 23 países, com a Eslováquia, a Hungria e a Polónia a realizarem campeonatos nacionais em diferentes distâncias.

O evento tem como diretor Július Nyárjas, dedicado organizador de longa data da «Dudinská päťdesiatka», sendo Luís Dias (Portugal) o Delegado Técnico nomeado pela Associação Europeia de Atletismo.

Os juízes de marcha serão, Zuzana Costin (Eslováquia), a juíz-chefe, Steve Taylor (Grã-Bretanha), Orsolya Gruber (Hungria), Martin Skarba (Eslováquia), Frederic Bianchi (Suíça), Mara Baleani e Nicola Maggio (Itália). Noutras funções similares estarão ainda Silvia Hanusova (Elováquia), Sandor Kovacs (Hungria) e o Cidadão Honorário de Dudince, Peter Marlow (Grã-Bretanha).