terça-feira, 26 de dezembro de 2017

O ressurgimento da Marcha Atlética em Portugal - I

Pioneiros da marcha atlética em prova no Estádio Nacional em 1975.
Foto: arquivo de O Marchador. Moldura: Constantinoneto
A marcha atlética deu os seus primeiros passos em Portugal após o 25 de Abril de 1974.

Aires Denis viveu os anos iniciais da especialidade no nosso país. Com o seu empenho contribuiu de forma determinante para a divulgação de uma disciplina do atletismo quase desconhecida entre nós. Funcionário da Telemec, aderiu a uma sugestão de um colega de trabalho - Raymond Ysmal – que tinha sido alguém com alguma projeção na marcha atlética francesa, e propôs que se fizesse marcha atlética no recém-criado clube desportivo da empresa que laborava, então, para os lados de Prior Velho.

Aires Denis tomou como sua a sugestão e desenvolveu a sua luta. Expandiu a especialidade na própria Telemec, formando um grupo de praticantes. Decidiu ir à Federação propor que se fizesse marcha. Não colheu resultados positivos. Foi então que teve a ideia de ir à Associação de Atletismo de Lisboa onde encontrou total recetividade.

Logo aí, naquele ano de 1975 é constituída a primeira Comissão Dinamizadora de Marcha, integrada na Associação de Atletismo de Lisboa, então presidida por Castelo Branco. Formam-na Aires Denis, Raymond Ysmal, Carlos Andrade, António Denis e Ana Maria. Se não todos, a maioria deles participa em treinos e provas onde o Estádio Nacional constitui o centro nevrálgico da atividade. No Magoito onde Ysmal morava, fazem-se provas de marcha.

Pouco tempo depois, o Dr. Mário Paiva assume a presidência da Associação de Atletismo de Lisboa e Aires Denis fica lá como diretor responsável pela marcha e começa a realizar provas em várias localidades. Uma das primeiras, se não a primeira prova de pista realizada no nosso país, tem lugar no Estádio Nacional, e é documentada na foto, gentilmente cedida por Carlos Menezes (em primeiro plano, o primeiro à esquerda). Destaca-se na foto Aires Denis (em pé, o quarto a contar da esquerda) e Raymond Ysmal (em primeiro plano, ao meio, de óculos escuros), os “pais” da marcha atlética portuguesa.