quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

4 anos de suspensão para Lyudmyla Olyanovska

Olyanovska mantém a medalha de bronze em Pequim-2015.
Fotos: Lintao Zhang e Alexander Hassenstein/Getty Images
Montagem: O Marchador
Confirmado o que se suspeitava!

A marchadora ucraniana Lyudmyla Olyanovska recebeu 4 anos de suspensão por dopagem, decisão tomada em reunião da Federação de Atletismo da Ucrânia no passado dia 31 de janeiro e divulgada no «site» da mesma, aqui.

O início da suspensão conta a partir de 30-11-2015 e prolonga-se até 29-11-2019, sendo anulados os resultados obtidos no período entre 9 e 30 de Novembro de 2015. A medalha de bronze nos campeonatos mundiais de Pequim-2015, em Agosto, não foi posta em causa já que a amostra com resultado positivo foi colhida num controlo efetuado fora de competição em Novembro. Recorde que a atleta, depois do mundial, venceu o prestigiado Tour da China, em Setembro, tendo sido eleita a melhor atleta do ano pela sua federação.

Entretanto, no próprio «site» da federação é possível ler as declarações de Olyanovska, que afirma que é uma «situação absurda» a que está a viver, já que foi encontrado metano, um esteroide anabolizante, em amostra obtida durante sessões de treino em estágio de preparação. Recorda que foi testada por duas vezes após o mundial com resultados negativos. No final, afirma-se determinada em voltar após o fim da suspensão, só não sabendo como será a sua vida nos 3 anos que ainda lhe restam cumprir.

Os comentários de Olyanovska podem ser lidos aqui.

Colaboração: Kristina Saltanovic