terça-feira, 22 de novembro de 2016

50 km à deriva no calendário FPA 2016-2017

Montagem: O Marchador
Pela leitura do calendário de competições para a época 2016-2017 divulgado pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) no seu «site», no passado dia 17, verifica-se que está agendado para 15-01-2017 o «Campeonato Nacional em Marcha em Estrada – 35km e 50km».

Atente-se «50 km»!

Depois da obstinação federativa que levou à eliminação dos campeonatos nacionais de 50 km marcha do calendário competitivo da época passada (2015-2016) e de argumentos que em certos momentos, mais ou menos informais, certos dirigentes da federação invocaram para tentar fundamentar a decisão, nomeadamente, a dificuldade de organizar a prova, a despesa que advinha dessa organização e os pouco marchadores interessados, parece que se operou um «milagre» em poucos meses que levou à inclusão no calendário do próximo ano.

Admitindo não se tratar de um engano, então como explicar este «milagre» operado por uma federação que hostiliza os seus especialistas de marcha atlética e em particular os de 50 km?

Como compreender agora a integração da distância quando foi o próprio Técnico Nacional de Marcha que propôs o fim do respectivo campeonato, a par de várias outras infelizes decisões que protagonizou?

Sabendo-se da importância do retomar do campeonato, e também das eleições marcadas para a FPA para o próximo dia 18 de Dezembro (e de 2 listas candidatas), não desejaríamos concluir estarmos perante uma simples medida eleitoralista da parte de alguns dirigentes e técnicos da FPA que, como já o referimos anteriormente, perseguem o desejo mal escondido e inconfessado de acabar com esta prova custe o que custar, mesmo que tal não passe de um desígnio meramente pessoal.

Entretanto, a escassos 2 meses que nos separam desta competição, que apanha desprevenidos a maioria dos treinadores da disciplina e que exige uma atempada e adequada preparação dos seus especialistas (ou candidatos a tal), não se sabe qual o local de realização, se a prova se destina a homens e mulheres, se há mínimos de participação, se existe tempo limite de conclusão, em resumo, qual o programa de provas e as normas regulamentares que regem o evento.

Já agora valeria a pena perguntar: para quê campeonatos de 35 e de 50 km? Será para dividir o que já não é muito por natureza? Será para mais tarde, convenientemente (se calhar confirmando as suspeitas de eleitoralismo), retirar os 50 km para deixar tudo como dantes (dantes=época passada)? É muito estranho e não se vislumbra qualquer explicação.

O calendário geral da FPA pode ser consultado aqui.