sábado, 22 de outubro de 2016

Spišiak distinguido pela Associação Europeia de Atletismo

Matej Spišiak (ao centro) com Peter Korcok e Matej Tóth.
Foto: Kosike24
Matej Spišiak, treinador do campeão olímpico (Rio-2016) e mundial (Pequim-2015) de 50 km marcha, Matej Tóth, foi um dos galardoados de 2016 pela Associação Europeia de Atletismo (AEA) com a menção «Excellence in Coaching», cuja lista foi conhecida após a Convenção Anual que aquela entidade realizou em Portugal, no Funchal, no passado fim-de-semana.

Spišiak, de 38 anos de idade, ele próprio um ex-marchador internacional com 3.54.24 nos 50 km de Dudince-2001, assumiu o enquadramento técnico de Tóth a partir de 2013, com os brilhantes resultados que se conhecem do seu pupilo, sucedendo a Juraj Benčík, o treinador de ambos, alvo de igual distinção da AEA, mas em 2015.

Spišiak será alvo de cerimónia a ser promovida oportunamente em solo nacional pela respetiva federação eslovaca, que tem como presidente o ex-marchador olímpico Peter Korcok.

De entre os treinadores galardoados este ano pela AEA, e em particular os da disciplina da marcha, constam os nomes do português Paulo Murta [artigo de «O Marchador» aqui] e do lituano Kastytis Stasys Pavilonis.