sábado, 22 de outubro de 2016

55.os Campeonatos do Japão de 50 km marcha

Imagens da edição dos campeonatos de 2015 em Takahata.
Fotomontagem: O Marchador
Takahata, cidade nortenha do Japão, vai ser palco no dia de amanhã (domingo) de mais uma edição, a quinquajésima quinta, dos campeonatos japoneses de 50 km marcha, numa organização da Federação de Atletismo do Japão e da Câmara Muncipal de Yamagata, uma parceria em vigor há vários anos para a realização dos campeonatos naquela cidade.

A prova, cujo circuito de 2 quilómetros foi certificada por um medidor japonês do painel internacional da IAAF/AIMS, terá início pelas 8 horas locais, tendo-se inscrito 38 atletas, número expressivo para uma competição com estas caraterísticas. É a última do ano (das vinte e três da listagem da IAAF) que validará resultados para uma eventual participação de especialistas japoneses nos próximos campeonatos mundiais de atletismo, a realizarem-se em agosto do próximo ano, em Londres.

Hirooki Arai, que estará qualificado para os mundiais de Londres, o único atleta nipónico que ganhou uma medalha na marcha atlética em Jogos Olímpicos (bronze nos 50 km), e que terá o seu lugar reservado para os mundiais de Londres, será o grande ausente da prova optando por a fazer na primeira metade da próxima época.

A organização contará para o seu evento com a presença de juízes internacionais de marcha. Além dos mais credenciados oficiais nipónicos, entre os quais se conta Akira Fujisaki (nível II da IAAF), é previsível a atuação da australiana Zoe Eastwood-Bryson, do chinês Colin Fee, do francês Jean-Pierre Dahm e do canadiano Daniel Michaud.

Do programa de competições constará ainda os 20 km masculinos (113 atletas), os 20 km femininos (27 atletas) e provas para juvenis e juniores, de ambos os sexos. Na edição do ano passado, Koichiro Morioka triunfou nos 50 km (3.44.27) garantindo um lugar nos Jogos do Rio, condição que deverá verificar-se, relativamente aos mundiais, para o vencedor deste ano.

A lista de inscritos pode ser consultada aqui.