quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Kaniskina: «a idade não é um obstáculo para se treinar e competir»

Jovem atento às instruções de Kaniskina.
Olga Kaniskina, que no próximo dia 19 de Janeiro completará 29 anos de idade, terminou oficialmente a carreira como atleta de alta competição e começou a treinar jovens.

Ao responder a perguntas de um jornalista referiu, sempre sorridente, que o único hábito da vida antiga de que está a sentir falta é de um sono de descanso à tarde.

Ficou com imensa pena de não ter participado nos campeonatos mundiais «em casa», em Moscovo, por motivos de lesão.

Tem um grupo de treino com cerca de 20 atletas, de idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, e todos eles já participaram em várias competições.

Olga defende que a idade não é um obstáculo para se treinar e competir, e perspectivou a participação dos seus atletas numa prova a realizar no final do ano de 2013, os campeonatos da Mordóvia de marcha atlética, onde a pequenada dos 6 anos fez 500 metros.

Os treinos começam às 14 horas e duram cerca de 1 hora e meia. Embora os ritmos e distâncias sejam diferentes, todos fazem corrida, marcha e jogos.

Respondendo à pergunta se é uma treinadora exigente, disse que sim, principalmente com os mais velhos, tendo que levantar a voz e zangar-se quando estes não respeitam os ritmos nos treinos e «competem» entre si.

Mencionou ainda gostar de estar com os miúdos e colegas da marcha e que preferia passar despercebida nesta sua nova fase de passagem de atleta a treinadora. No entanto, o governo de Mordóvia já prometeu para breve uma grande despedida desta sua atleta, a única a conseguir os títulos de campeã olímpica (Pequim-2008), mundial por 3 vezes (Osaca-2007, Berlim-2009 e Daegu-2011), ganhando ainda o campeonato da Europa (Barcelona-2010) e a Taça do Mundo (Cheboksary-2008).

Texto de Kristina Saltanovic a partir de um artigo publicado num site russo aqui.