sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Federação Portuguesa de Atletismo homenageia antigos campeões

Hélder Oliveira e Jorge Costa.
A Federação Portuguesa de Atletismo decidiu prestar a devida homenagem a dois grandes nomes do atletismo nacional, Hélder Oliveira e Jorge Costa.

Desportistas de grande relevo no contexto histórico da marcha atlética em Portugal, ambos algarvios e, curiosamente, da cidade de Olhão, veem agora os seus nomes associados ao grande evento nacional, que decorrerá na manhã deste sábado, em Quarteira, com a designação de Campeonato Nacional de Marcha em Estrada “Hélder Oliveira” e Torneio Marchador Jovem “Jorge Costa”.

Hélder Oliveira, que vestiu as cores do Sporting Clube Olhanense e do Sporting Clube de Portugal, foi um dos melhores especialistas nacionais de 20 km marcha na década de 80, tendo competido nas Taças do Mundo de 1987, em Nova Iorque, de 1989, em L’Hospitalet, e em 1991, em San Jose. A participação nos Jogos Olímpicos de Seul constituiu o momento mais marcante na sua carreira de desportiva.

Jorge Costa, que começou por representar o Grupo Desportivo dos CTT de Faro, ingressando, mais tarde, no Clube Oriental de Pechão, especializou-se na distância dos 50 km marcha, representando a seleção nacional por 18 vezes. Destas, é de salientar as participações nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, nos Mundiais de Atletismo de 2001, 2005 e 2007, e nas Taças do Mundo de 1999, 2004, 2006, 2008 e 2010. Contribuiu, ainda, para a conquista da medalha de bronze na Taça da Europa de Marcha, realizada em Cheboksary, em 2003.

Ainda hoje desempenhando um papel ativo no desenvolvimento da atividade física e do desporto, Hélder Oliveira e Jorge Costa, bem podem ser apontados como dois bons exemplos para os jovens desportistas que participarão, no dia de amanhã, em mais uma grande jornada de marcha atlética.