sexta-feira, 1 de março de 2013

JOSÉ URBANO

José Urbano na atualidade e nos mundiais de Sevilha/1999.
Fotos (arquivo) O Marchador.

Corria o ano de 1984, e como habitualmente, nos finais de tarde, a pista de atletismo do Estádio do Sport Lisboa e Benfica fervilhava de atletas, uns marchando, outros correndo, e ainda havia quem saltasse e lançasse, todos sob olhares atentos dos técnicos das diferentes especialidades.

Um rapaz, 18 anos feitos, aproxima-se de Fonseca e Costa, coordenador do atletismo benfiquista e pergunta-lhe se poderá integrar a equipa de corredores. O setor de meio fundo era então muito procurado e as vagas tinham chegado ao limite.

A humildade e a força de vontade de José Urbano não esmorece quando Fonseca e Costa, apontando para Luís Dias, o responsável técnico do setor de marcha no clube, o encaminha na sua direção, mal sabendo que naquele preciso momento estava a fazer história.

O jovem, oriundo de Aguiar da Beira, vai treinando, com muito entusiasmo, junto dos mais experientes especialistas, e a vontade de aprender e de assimilar o gesto técnico é enorme. Em abril de 1985 alinha pela primeira vez numa prova de marcha, na distância de 5.000 metros, realizada em pista.

A ascensão de Urbano é verdadeiramente fulgurante. Ainda em abril daquele ano vence pela primeira vez uma competição de marcha na distância de 10.000 m. E a 14 de julho, durante a realização dos nacionais de juniores, no estádio do Sporting Clube de Portugal, estabelece um novo recorde nacional de juniores nos 10.000 metros marcha, com a marca de 45.15,8 m. E mais. Obtém mínimos para os Campeonatos Europeus de Juniores de 1985 (Cottbus) onde se faria acompanhar de Jorge Esteves, Filomena Silva e Luísa Correia.

Em 15 anos de brilhante atividade competitiva ao mais alto nível, é internacional por 34 vezes, destacando-se a presença em três olimpíadas (Seul, Barcelona e Atlanta) e em seis campeonatos mundiais.

Atualmente, neste dia em que se celebra o seu 47 º aniversário, José Urbano mantém-se em forma, ainda ligado ao desporto, mas de forma indireta, na qualidade de massagista desportivo, onde continua muito perto daqueles que, como ele fez no passado, dedicam a sua juventude ao atletismo, contribuindo para que alguns deles, estrelas de gabarito internacional, representem, nas melhores condições físicas, o país ao mais alto nível.

Quem de perto priva com ele continua a reconhecer o seu inabalável entusiasmo e força de vontade na forma como se dedica ao que faz, entregando-se de corpo e alma.

Aqui ficam os nossos efusivos parabéns!