quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Josefina Romero Díaz, exemplo de dedicação à arbitragem

Manuel Teijeiro, Isidoro Hornillos e Josefina Romero.
Fotos: María José Díaz e Manuel Teijeiro
Todos quantos com Josefina privaram ao longo de anos e anos de convivência na arbitragem no atletismo e, particularmente, por ocasião das mais de 20 edições do Grande Prémio Cantones de La Coruña, lembrar-se-ão, sempre com saudade, a sua admirável simpatia e generosidade patenteadas.

Josefina Romero, nascida em 18-5-1957, foi uma das primeiras juízas de marcha do painel de especialistas da Galiza, numa actividade iniciada em 1991, e a primeira mulher a integrar o painel nacional.

Autora de diversos trabalhos relacionados com a actividade da marcha atlética no país vizinho, Josefina participou e colaborou na realização de acções e cursos com vista à certificação de juízes de marcha, por vezes sob estreita ligação aos responsáveis na matéria, Domingo Casillas, Dolores Rojas e Luís Saladie.

Em 2003 foi indicada pelo Conselho de Arbitragem da Real Federação Espanhola de Atletismo para, na qualidade de juiz observador, assistir à Taça da Europa de Marcha, em Cheboksary, Rússia, acompanhando a selecção espanhola, prática usual estabelecida pelo sector dirigente da arbitragem do país vizinho para grandes eventos internacionais.

Personalidade de carácter aberto e jovial, sempre manteve com a comunidade atlética um fino trato, priviligiando o diálogo e o incentivo à participação e ao debate de ideias nas conferências que patrocinou.

Em 2001 foi-lhe diagnosticado cancro da mama mas abnegadamente lutou sempre contra tal adversidade, tendo actuado em competições até ao final do ano de 2009.

Faleceu em 1 de Maio de 2010.

Por ocasião da final do challenge mundial, realizado no último sábado, na Corunha, disputou-se a final do circuito galego de marcha denominado, muito justamente, “Memorial Josefina Romero”.

Na oportunidade, Isidoro Hornillos, presidente da Federação Galega de Atletismo, teceu, emocionadamente, palavras elogiosas à figura de Josefina Romero, entregando a seu marido, Manuel Teijeiro, um ramo de flores.

Colaboração: Manuel Teijeiro