quinta-feira, 7 de julho de 2011

Daniela Cardoso na selecção para os Europeus de Sub-23

Daniela Cardoso
Serão 19 os atletas que representarão Portugal nos Campeonatos da Europa de Sub-23, que se realizarão em Ostrava, República Checa, de 14 a 17 do corrente mês de Julho.

Da equipa portuguesa faz parte a marchadora Daniela Cardoso, do Atlético Clube de Vermoil, treinada pelo técnico nacional de marcha, Carlos Carmino.

Daniela Cardoso, jovem atleta em ascensão e que se espera possa integrar, num futuro não muito longínquo, o forte seleccionado sénior, realizou a sua melhor marca nos 20 km (1.45.02) no Grande Prémio de Rio Maior, realizado a 9 de Abril deste ano.

Sem ter atingido os mínimos fixados pela Federação Portuguesa de Atletismo (1.44.00), a atleta leiriense superou, no entanto, por larga margem, os exigidos pela Associação Europeia de Atletismo, que foram de 1.50.00.

Contudo, a decisão – justa refira-se – de levar a atleta aos Europeus terá sido baseada nas linhas orientadoras do documento previamente produzido pela FPA e onde se refere, nomeadamente, que “o Seleccionador Nacional, no caso de considerar tecnicamente justificável, poderá seleccionar atletas com mínimos da EAA”.

Louvando-se esta decisão, estranha-se que igual abertura não tenha existido quando da constituição da equipa para os mundiais de juvenis, facto que resultou na não inclusão de atletas com mínimos da FPA, como foi o caso, entre outros, da marchadora Mara Ribeiro.

A delegação portuguesa será liderada por Norberto Correia, director da FPA e que por várias ocasiões tem acompanhado selecções nacionais de marcha em eventos internacionais, e enquadrada pelos técnicos Paulo Reis, Pedro Pinto, Carlos Silva, Rui Azevedo, Fernando Pereira e José Uva. Seguem ainda com a comitiva o médico Rafael Gonçalves e o fisioterapeuta Pedro Barreira.