domingo, 24 de abril de 2011

Rumo a Olhão – revisitando a Taça da Europa de Marcha de 2007 (VII edição)

Foto: arquivo "O Marchador"
Em 20 de Maio de 2007, no Parque Vitória, em Leamington (Grã-Bretanha), teve lugar a 7.ª edição da Taça da Europa de Marcha, competição que contou com a participação de 249 atletas em representação de 29 países.
A Bielorrússia e a Rússia repartiram entre si os triunfos colectivos. Os 20 km para a Bielorrússia e os 50 km e as provas de juniores para a Rússia. 3 recordes nacionais e 95 recordes pessoais foram estabelecidos no evento.
Portugal apresentou-se com 14 atletas. Inês Henriques (1.30.24) e João Vieira (1.20.42) cotaram-se como os melhores representantes lusos, ambos em 7.º lugar nas respectivas provas de 20 km.  
Para além deles, a selecção nacional contou, nos 20 km homens, com Sérgio Vieira (23.º), Diogo Martins (24.º) e Dionísio Ventura (42.º) que deram a Portugal um muito honroso 5.º lugar.
Nos 20 km femininos, as outras participantes foram, Susana Feitor (14.º), Vera Santos (18.º) e Ana Cabecinha (desistente). Excelente o 4.º lugar colectivo.
Nos 50 km, a equipa lusa fez-se representar por António Pereira (14.º), Augusto Cardoso (16.º), Jorge Costa (22.º) e Pedro Martins (desistente) Muito bom, igualmente, o 4.º lugar colectivo.
As juniores Ana Cláudia Conceição e Catarina Godinho classificaram-se na 15.ª e 22.ª posições, respectivamente, correspondendo ao 8.º lugar colectivo
Vencedores individuais o francês Yohan Diniz, nos 20 km masculinos (1.18.58), o russo Vladimir Kanaykin, nos 50 km (3.40.57), a bielorrussa Ryta Turava, nos 20 km femininos (1.27.18), os russos Andrey Ruzavin, nos 10 km juniores masculinos (39.57) e Vera Sokolova, nos 10 km juniores femininos (44.09).
A delegação portuguesa foi chefiada por Norberto Correia, e enquadraram os atletas os treinadores Jorge Miguel, Paulo Murta e José Magalhães. Luís Graça (treinador da júnior Catarina Godinho) acompanhou a equipa, a expensas próprias. O médico foi o Dr. Pedro Silva e a fisioterapeuta Susana Nogueira.
Luís Dias, membro do Comité de Marcha da Associação Europeia de Atletismo, integrou o júri de apelo a par de Janusz Krinicky (Polónia) e de Maurizio Damilano (Itália). Igualmente em funções pela AEA esteve o Dr. Pedro Branco.
Peter Marlow foi o presidente do Comité Organizador, Peter Markham, o secretário-geral do COL, e Ian Richards o coordenador da competição.
Os juízes de marcha, nomeados pela Associação Europeia de Atletismo, foram os seguintes:
Noel Carmody (Grã-Bretanha), o juiz-chefe, Luca Ciurli (Itália), Manfred Bott (Alemanha), Sílvia Hanusova (Eslováquia), Can Korkmazoglu (Turquia), Miloslav Lapka (República Checa) e Frédéric Bianchi (Suíça). Os secretários foram Jens Gruenberg e Rolf Mueller, da Alemanha.