quinta-feira, 7 de abril de 2011

Juízes de marcha vão a exames em Junho

Foto: André Brito
A Federação Portuguesa de Atletismo vai levar a efeito, no dia 18 de Junho de 2011, uma acção de certificação destinada aos juízes de marcha dos graus A e B dos painéis nacionais.
A actividade terá lugar em Leiria, no auditório do Estádio Magalhães Pessoa, com a realização de exames teóricos e de vídeo, reservando-se a pista de atletismo do mesmo estádio para os exames práticos, cujo objecto de análise serão as provas de marcha, incluídas no programa dos Campeonatos Nacionais de Juvenis.
O objectivo da certificação é o de definir um novo painel de juízes de marcha para o grau mais elevado, válido para o próximo período de quatro anos (2012 a 2015).
Segundo o comunicado divulgado pela FPA, os candidatos deverão fazer a inscrição até ao dia 1 de Maio próximo, sendo pertinente referir que a falta à certificação dos elementos do Grau A determinará, liminarmente, a exclusão do referido grau.
As anteriores certificações para o Grau A do painel tiveram lugar em 1991, 1995 e 1998 (Lisboa) e em 2003 e 2007 (Rio Maior). Na próxima, o painel terá 20 elementos.
Indicam-se os distritos a que os juízes de marcha pertencem colocando-se entre parêntesis o respectivo número:
Grau A: Setúbal (8), Lisboa (4), Coimbra (4), Santarém (3), Porto (2), Leiria (1) e Faial (1);
Grau B: Algarve (5), Aveiro (4), Évora (4), Lisboa (3), Santarém (3), Coimbra (2), Setúbal (1) e Viseu (1).
A actividade é, em si mesma, muito útil pela procura do rigor, da consistência e da atitude profissional por parte dos juízes de marcha, no acto de julgar, mas não deverá esgotar-se nela mesma.
No nosso país têm lugar, durante o ano, algumas competições em que o índice de participação é, sob os pontos de vista qualitativo e quantitativo, elevado. Os juízes especialistas de marcha, principalmente os dos graus mais elevados dos painéis, deverão, voluntariamente, predispor-se ao acompanhamento e à análise deste tipo de competições, naturalmente sob supervisão dos juízes internacionais.